Se as princesas estão mais atuais – cada vez menos dependentes dos príncipes encantados – as animações também não ficam de fora das questões da atualidade e buscam distrair e divertir as crianças colocando questões que preocupam – e muito! – os adultos.
Histórias infantis são sempre bem vindas, dado que elas são leves, cheias de momentos engraçados e mesmo assim conseguem fazer a gente refletir e se emocionar.
“Lorax – Em Busca da Trúfula Perdida” é uma animação bastante infantil. No entanto, sua mensagem é importante e atual. O filme conta a história de um lugar onde tudo é de plástico e não existem mais árvores (no caso, as trúfulas). Os moradores dessa cidade só se interessam em consumir e adquirir as coisas mais impressionantes e modernas.
A fim de conquistar a menina pela qual é apaixonado, Ted vai em busca da última trúfula e acaba descobrindo a história de um rapaz ganancioso que destruiu as árvores pensando apenas no dinheiro que ganharia com o produto feito a partir delas. Interessante, não é mesmo? Nessa história toda, o Lorax é o guardião da floresta que alerta sobre a importância da natureza.
O filme mostra o mal uso da publicidade para enganar as pessoas e convencê-las a consumir o que não precisam, um governo que esconde a verdade, o individualismo, além de levantar a questão da preservação da natureza.
Eu costumo dizer que as histórias infantis sempre tem algo que toda criança deve aprender e todo adulto deve lembrar. E é muito bacana que uma animação mostre um tema sério, sem perder o bom humor e a leveza tão característicos desse gênero de filme.
2 COMMENTS
Fabiana Leite Ribeiro
5 anos agoÉ muito, muito maravilhoso e lindo esse filme! Em estética e conteúdo.
Carol
10 anos agoOlá
Eu não fui assistir esse filme no cinema mas qdo ele chegar em DVD quero alugar p/ assistir, parece ser bem legal =)
Bjs!