Please assign a menu to the primary menu location under menu

Você consome embutidos todos os dias?

É comum encontrar embutidos, especialmente peito de peru, na dieta das pessoas que acreditam levar uma vida saudável.

Mas você sabe como são preparados os embutidos? Já teve a curiosidade de ler no rótulo a composição desses produtos?

Essas carnes processadas parecem ser inofensivas, mas na verdade, carregam inúmeras substâncias em sua composição que são extremamente prejudiciais pra nossa saúde. O peito de peru, um dos embutidos mais consumidos é, sem dúvida, mais “magro” que mortadela, salame e presunto, mas mesmo assim é rico em sódio, corantes, conservantes e outros aditivos como todos os outros embutidos.

Ingredientes comumente encontrados nos peitos de peru defumados: peito de peru, água, fécula de mandioca, maltodextrina, sal, proteína de soja, regulador de acidez lactato de sódio, aromas naturais de pimenta preta, vermelha e branca, aroma natural de fumaça, estabilizantes tripolifosfato de sódio e polifosfato de sódio, antioxidante eritorbato de sódio, realçador de sabor glutamato monossódico, conservador nitrito de sódio, corante carmim.

Prestem atenção no terceiro e quarto componentes do produto: fécula de mandioca e maltodextrina? A digestão final disso é glicose, ou seja, açúcar!

Pra não estender muito o assunto, vamos a pior parte do produto:

* Realçador De Sabor Glutamato Monossódico: presente em quase todos os produtos industrializados, deixa tudo mais saboroso. Apesar de ser classificado como seguro para o consumo pela FDA (U.S. Food and Drug Administration ) inúmeros estudos tem sido realizados para comprovar sua toxicidade. O consumo de glutamato monosódico está relacionado com dor de cabeça, tontura, azia, dor abdominal, palpitações, vertigem, entre outros.

Um estudo realizado em 1998 concluiu que o consumo de glutamato monossódico pode causar danos severos ao cérebro. Um estudo mais recente, de 2014, mostrou que ratos tratados com glutamato são mais suscetíveis a desenvolver comportamentos ansiosos e depressivos.

* Conservador Nitrito De Sódio: é um conservante e fixador da cor dos alimentos. Apesar de prevenir o crescimento da bactéria Clostridium botulinum (bactéria que causa o botulismo) ela é extremamente tóxica. O nitrito, na presença de um ambiente ácido (nosso estômago como exemplo) é transformado em nitrosamina, um composto químico cancerígeno.

Agora que você já sabe de tudo isso, quando for preparar um lanche natural dê preferência para as proteínas como frango desfiado, atum, ovos ou carne moída. Quanto mais natural for sua alimentação, melhor pra você. Sua saúde agradece!

Lia Raquel Manfredi – Nutricionista – CRN 33030

2 Comments

Leave a Reply