Tipos de Whey

Uma das maiores dúvidas na compra de suplementos é saber qual o melhor tipo de whey, por isso resolvi explicar um pouco sobre os tipos que existe no mercado e quem sabe assim ajudar a diminuir as dúvidas de vocês.

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Whey Protein Concentrada (WPC): é a mais tradicional proteína do soro do leite, e também a mais consumida ao redor do mundo. É composta por proteína do soro do leite concentrada, possuindo um pouco carboidrato e de gordura. Seu preço é o mais barato entre os demais tipos, e sua absorção é a mais lenta dos 3 tipos de whey. Possui lactose e um pouco de gordura.

Whey Protein Isolada (WPI): é uma proteína mais rápida de absorver do que a concentrada. Não contém lactose e gordura, e é rica em BCAA, aminoácidos de cadeia ramificada, que ajuda demais na recuperação do desgaste muscular. É também fonte de cisteína, um aminoácido precursor de glutationa peroxidase, poderoso antioxidante. Com isso, a whey protein ajuda no combate ao extresse oxidativo e previne o catabolismo muscular.

Whey Protein Hidrolizada (WPH): é a proteína do soro do leite com menos peso molecular, a mais rápida de absorver entre os demais tipos de whey, e sem a fração alergênica (betalactoglobulina) que é a causadora de muitas alergias. O corpo consegue absorvê-la muito bem, aumentando assim a reconstrução das fibras musculares, gerando volume e força muscular. A versão hidrolisada é a mais cara entre todas, e também é rica em BCAA e cisteína.

Estudos mostram que a ingestão de whey protein hidrolisado melhora a eficiência dos carboidratos, ou seja, quando você ingere no pós treino o WHEY + MALTO, o malto será mais bem aproveitado pelo organismo ampliando a recuperação e atuando principalmente na prevenção do catabolismo.

Geralmente as formas isolada e hidrolisada são fornecidas logo ao acordar, pré e/ou pós treino, associado ou não a outros compostos.

É preciso ficar atento também a alguns detalhes quando for escolher a sua whey protein na loja. O primeiro deles é olhar nos ingredientes que nela contém. A lei exige que se coloque na ordem o que mais contém no pote.

Por exemplo ingredientes: Proteína do soro do leite Isolada, proteína do soro do leite concentrada, peptídeos do soro do leite, cacau, sal, aroma natural e artificial, estabilizante lecitina de soja, edulcorantes artificiais sucralose e acessulfame. Não contém Glúten. Conforme podem ver, o que mais tem no pote exemplo é Whey Protein Isolada.

Essa é uma das formas de verificar se seu whey é mais concentrado, isolado ou de outra forma.

Existem wheys que por incrível que pareça tem Maltodextrina em primeiro lugar, portanto fiquem espertos. Outro fator muito interessante é verificar que tipo de adoçante é utilizado no seu whey. No nosso exemplo ele é adoçado com sucralose, que no caso é mais encontrado em wheys importadas e é considerado o melhor adoçante do mundo.

Em outros, na sua maioria de origem nacional, verifica-se aspartame, glúten e outros ingredientes.

Alguns benefícios do Whey Protein:

– Combinação ideal de aminoácidos para melhorar o volume corporal, a performance atlética e o crescimento dos músculos;

– Promove maior retenção de nitrogênio – fator de crescimento muscular;

– Solúvel, muito fácil de digerir, altíssimo valor biológico, eficientemente absorvido pelo corpo;

– Sacia a fome mais rapidamente que outras fontes de proteína e mantém a massa muscular – metabolismo alto;

– Contém ingredientes bioativos como imunoglobulinas e lactoferrinas, que ajudam na manutenção de um sistema imunológico saudável;

– Rica em ocorrência natural de Glutamina, aminoácido não essencial que promove efeito de volumilização celular;

– Possui altas concentrações de BCAA;

– Comparado grama-a-grama com outras fontes de proteína, o Whey fornece mais aminoácidos essenciais para o corpo, sem a adição de gordura e colesterol;

– Ação antioxidante, aumenta os níveis de Glutationa-GSH;

– Contribui para a redução dos sintomas de overtraining.

Beijos, Bons treinos e até a próxima!

Bia OliveiraPersonal Trainer – Atleta Bodyfitness

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