byMarina.com.br
 
17.112013

Tipos de pisada e o tênis ideal

Assim como é importante usar roupas confortáveis e de boa qualidade na prática de atividade física, devemos dar atenção com o que vamos usar nos pés. Isso porque para praticar qualquer tipo de exercício, deve-se investir em um tênis específico produzido para tal atividade.

Para quem corre, a escolha do tênis adequado é muito importante, pois é ele que vai amortecer o impacto gerado com o solo e auxiliar na estabilidade dos movimentos (controle biomecânico).

Já notou como seu tênis desgasta mais em determinada região do que em outra? Você pode fazer um teste caseiro para descobrir o tipo do seu pé e da sua pisada:

Conheça melhor os tipos de pisada e o tênis ideal para cada uma:

Pisada Pronada

A pisada mais para dentro, também conhecida como pisada pronada, se inicia da mesma maneira que a pisada neutra, porém a rotação interna é mais acentuada, finalizando perto do dedão. Atletas com pisada pronada necessitam de um tênis específico para controle da passada, para que o calçado tenha uma maior duração e evite torções.

Um tênis indicado é o que oferece amortecimento e estabilidade na mesma plataforma de sustentação do calçado, distribuindo o impacto das pisadas uniformemente.

Pisada Neutra

A pisada comum, conhecida como pisada neutra, começa no lado externo do calcanhar e, ao pisar, uma rotação ocorre, finalizando no centro da planta do pé. Essa seria a pisada natural da maioria das pessoas.

Quem possui esse tipo de pisada necessita de um tênis com bom equilíbrio e estabilidade.

O modelo indicado deve possuir tecnologia que minimiza o tempo de transição de passada por meio do impacto, além de aumentar a flexibilidade do calçado.

Pisada Supinada

A pisada mais para fora, conhecida como pisada supinada, se inicia da mesma maneira que ambas citadas, porém a rotação é menor, finalizando na parte externa do pé, perto do dedinho. Quem tem esse tipo de pisada precisa de um tênis com maior amortecimento, visando evitar o risco de torções comuns.

Um tênis recomendado é o que tenha um sistema de amortecimento diferenciado, que absorva impactos de maneira rápida, protegendo a coluna e articulações de choques diretos.

A Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos dá algumas sugestões:

1. Procure comprar e experimente tênis esportivos no final do dia ou depois de malhar, quando seus pés estão mais inchados. Isso evita que você compre um tênis e ele machuque seus pés durante os esportes;

2. Prove os calçados com meias apropriadas, que você irá usar enquanto estiver praticando esportes;

3. Já com os pés dentro do tênis, tenha certeza de que poderá mexer facilmente os dedos quando estiver usando o calçado;

4. Ande um pouco ou até mesmo corra alguns passos na loja enquanto estiver experimentando os tênis;

5. Aperte os cordões do tênis quando for experimentá-lo e tenha em mente que o calcanhar deve caber firmemente dentro do tênis, sem escapar.

Por mais bonito, moderno e colorido que o tênis seja, esse não deve ser o principal critério na hora da compra. Procure saber se ele ele é o modelo adequado ao tipo de atividade física que deseja praticar.

- Valores dos tênis: loja Centauro.
- Via: Toda em forma

marina

Comentários

  • Por Franci Pacheco, em 17.11.2013 às 22:03pm

    Simplesmente amei o post, já vou fazer o teste o/

    Responder

    Por Marina Iris, em novembro 19th, 2013 às 0:13

    Que bom que você gostou, faça o teste sim. Assim você conhecerá o seu tipo de pisada e poderá evitar lesões futuras. Beijos

    Responder

  • Por aparecida amaral, em 17.11.2013 às 22:03pm

    a loira aqui ficou com dúvida sobre como saber qual é a minha pisada.
    o procedimento do papel dá pra identificar que tipo é meu pé, mais não minha pisada… mosquei.
    pode me ajudar??
    estou começando e o tênis que estou usando machuca a parte inferior acima do meu calcanhar e está ferindo agora.

    Responder

    Por Marina Iris, em dezembro 19th, 2013 às 11:25

    @aparecida amaral, o teste do pé molhado, vai te mostrar o tipo do seu pé e a partir do desenho você verá qual é a sua pisada. Se for normal, sua pisada é neutra. Beijos

    Responder