Suplementação: regrinhas a serem evitadas

Olá, pensando em suplementos, pensei em escrever algo básico de como as pessoas erram muito sobre esse tema, por isso temos algumas regrinhas a serem evitadas…

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Cada dia mais pessoas procuram suplementos e acham que será a forma mais rápida e certa para atingir os resultados, eles vão ajudar sim, porém o mais importante é cuidar da alimentação, como o nome diz é um suplemento, não substitui nenhuma refeição e não é essa a função.

1) Uso de repositores energéticos durante atividade aeróbica, quando o objetivo é a redução da gordura corporal.

Quem nunca viu a pessoa na academia querendo emagrecer e com uma garrafa cheia de malto?

É muito comum encontrarmos alguém fazendo esteira e/ou bicicleta ergométrica, com o objetivo de perder gordura corporal, ingerindo repositores energéticos como se fosse água. O conteúdo do rótulo, afirmando que é uma bebida repositora para praticantes de atividade física, associado a um sabor agradável, tende a estimular o consumo. Mas vale lembrar que essas bebidas só devem ser ingeridas, durante a atividade aeróbica em duas situações específicas: quando o objetivo for um aumento a performance – devido ao efeito poupador de glicogênio – ou para repor eletrólitos em exercícios com duração superior a uma hora.

Ou seja, os vinte ou trinta minutos de esteira que você faz buscando otimizar a queima de gordura não terão o efeito esperado se você consumir repositores energéticos durante a atividade.

2) Uso de whey protein com leite após o treinamento.

A whey protein é uma proteína de rápida absorção. Característica que a faz muito especial no período pós treino, quando nosso organismo está ávido por nutrientes. Mas o consumo de whey protein com leite, irá retardar todo esse processo. Tanto antes, como após o treinamento, o consumo do suplemento deve ser com água, visando um rápido esvaziamento gástrico.

3) Uso de apenas whey protein após o treinamento.
A principal necessidade do nosso organismo no momento após o treinamento, ainda seria repor as reservas de glicogênio depletadas durante o exercício físico. O consumo de carboidratos (dextrose, maltodextrina) em conjunto com uma fonte protéica de rápida absorção (whey protein) é recomendado. Consumir apenas proteína após o treino é um grande desperdício.

4) Tomar creatina antes do treino visando melhorar a performance naquele momento.

Sempre observo muitas pessoas utilizarem a creatina logo antes do treino, acreditando que ela irá influenciar positivamente a performance do exercício naquele momento. O efeito da creatina ocorre apenas depois que houver saturação celular, o que leva alguns dias de suplementação. Portanto, o efeito da suplementação é crônico, não agudo. A ingestão de creatina pode ser realizada em qualquer horário do dia, preferencialmente em conjunto com algum alimento fonte de carboidrato simples. Uma sugestão é acrescentar a creatina em conjunto com o shake pós treino, que deveria ter como base a whey protein e dextrose.

5) Ingerir dextrose antes do treino visando otimizar a performance.

Para a maioria das pessoas, essa prática poderia ter um efeito contrário do desejado. Ao invés de melhorar a disposição/energia durante a atividade, ao ingerir dextrose antes do treino, podemos ter uma queda na performance devido a instalação de uma hipoglicemia de rebote. Nesses casos, a maltodextrina acaba sendo uma alternativa mais interessante no momento anterior ao treino, mas mesmo assim, algumas pessoas ainda podem apresentar esse sintoma. Para manter a glicemia constante, o melhor seria ingerir a maltodextrina antes e durante o treino.

Outra ideia seria garantir um bom aporte de carboidratos complexos de baixo índice glicêmico, cerca de uma hora antes do treino. Dessa forma, não seria necessária a suplementação com mais carboidratos, tanto antes quanto durante o treino.

6) Administrar whey protein com água antes de dormir.

Como já discutimos acima, a whey protein é uma proteína de rápida absorção, sendo que seus aminoácidos não permanecem durante um período considerável no plasma sanguíneo. Antes de dormir, considerando um sono em torno de oito horas, precisaríamos de uma fonte protéica com absorção mais lenta. Carne vermelha, peito de frango e claras de ovos seriam exemplos de boas fontes alimentares, enquanto caseína e albumina seriam opções suplementares. Ambas seriam ótimas medidas.

7) Acordar de madrugada para se ingerir um “shake protéico”.

Na minha opinião, aqueles indivíduos que gozam de um bom sono, sem interrupções, não deveriam deixar o despertador programado para tocar no meio da noite, a fim de se administrar um “shake de proteínas”. Desfrute seu sono que será bem melhor! Agora, para aqueles com sono inconstante, essa medida, sem dúvida, seria uma alternativa melhor do que assaltar a geladeira com alimentos inadequados.

8) Gastar dinheiro com “queimadores de gordura”.

No momento existe um verdadeiro derramamento de “fat buners” no mercado. Como a maioria desses produtos é importada, o fortalecimento da moeda brasileira frente ao dólar facilitou o acesso está muito mais facilitado. Pare e pense: se realmente existisse algo tão milagroso assim para queimar gordura, será que os níveis de obesidade estariam aumentando a cada dia? Sem contar que vários desses produtos contêm substâncias estimulantes dos hormônios da tireóide, o que pode desregular seu metabolismo de forma irreversível. Fie-se no treino e na dieta que você conseguirá eliminar a gordura que tanto lhe incomoda!

9) Usar “pré-hormonais” como uma forma de obter efeitos similares ao dos esteroides anabólicos, mas sem os temíveis efeitos colaterais.

A ideia parece ótima não é mesmo? Usar um “suplemento” que não é esteroide, mas vai proporcionar aumento de massa muscular, aumento na libido e ainda reduzir gordura! Novamente, não caia nessa conversa furada! O exercício é o melhor estimulante da produção natural de testosterona existente! Essa é outra classe de suplementos utilizada por aqueles indivíduos que buscam um caminho mais fácil. Porém, esse atalho não existe. Use esses produtos e além de não obter o resultado desejado, você ainda poderá ganhar de brinde alguns efeitos colaterais.

10) Depender de suplementos “pré treinos” para treinar.

Sem dúvida, os suplementos mais em moda atualmente são os chamados “pré-treinos”. Eles combinam substâncias como cafeína, arginina AKG, ornitina OKG, beta-alanina, creatina, ribose, dentre outras, associadas a um rótulo chamativo, com a promessa do melhor treino da sua vida. Realmente essas substâncias em sua maioria são válidas, em algumas situações e etapas da periodização do treinamento. Mas agora, depender desses produtos para ir para a academia já é demais, não? Observei pessoas que deixavam de ir à academia alegando falta de energia porque o pré-treino tinha acabado. Será que Arnold Schwarzenegger faltava aos seus treinos porque não tinha um suplemento como esse para tomar?

11) Tomar vitaminas e sais minerais descomedidamente.

A suplementação com vitaminas e sais minerais é algo complexo e deve ser feito com cautela. A ingestão inadequada de um ou outro micronutriente pode inclusive acarretar a deficiência de outro nutriente. Em vez de garantir a ingestão de micronutrientes com algum multivitamínico qualquer, procure complementar, se for o caso, a ingestão exata do nutriente que está em deficiência na sua dieta. Para isso, sem dúvida, o nutricionista é o melhor profissional para lhe orientar.

12) Acreditar sempre que o mais caro é o melhor, ao invés de buscar suas reais necessidades.

Qual o melhor suplemento alimentar do mercado? Esta pergunta não tem resposta. Cada pessoa possui diferentes necessidades em diferentes períodos. Para alguém que passa o dia todo fora e não tem tempo para se alimentar, uma refeição líquida pode ser o mais indicado. Já para alguém com boa disponibilidade de tempo e de acesso a alimentos adequados, uma refeição líquida seria desnecessária. A individualidade biológica deve sempre ser respeitada.

Usar um determinado suplemento e creditar todo a esperança e sucesso a ele.

Fonte: Viva em Dieta, viva melhor por Rodolfo Peres

E lembre-se sempre procure um nutricionista para saber se realmente precisa investir em suplementos.

Bom treino a todos!

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10 Comentários

  • Eu queria saber se o designer Feme e um bom suplemento?
    começei tomar ele ontem , mais estou com medo de naõ ter resultados’?
    em quantos tempo os resultados começa a aparecer?

    • Oi querida, eu nunca usei esse suplemento, então não sei te dizer se ele dá resultados ou não. Agora quanto aos resultados musculares, vai depender muito da sua sua alimentação e do seu treino. Beijos

  • QUASE NUNCA ME ESTIMULO A POSTAR COMENTÁRIOS DE LUGAR ALGUM, MAIS DEPOIS DE LER ESTE ME SENTI NA OBRIGAÇÃO DE COMENTAR MINHA SATISFAÇÃO COM A PRUDENCIA, SEM SER EVASIVO ALIADO A INFORMAÇÕES CLARAS. PARABÉNS
    ESTOU EM BUSCA DE MELHORAR MEU ESTILO DE VIDA QUE SEMPRE FOI SEDENTÁRIO PRO CONTA DO MEU TRABALHO, MAS AGORA COM 40 ANOS NÃO DÁ MAIS TEMPO PARA ADIAR.
    PROCURO UMA BOA SUPLEMENTAÇÃO INDICADA PARA MIM E COMO NÃO POSSUO PLANO DE SAÚDE PARA CONSULTAR UM NUTRI E OS ACOMPANHAMENTOS SÃO MUITO CAROS TENHO QUE CONTAR COM INFORMAÇÕES COMO ESTA. ESTOU ACHANDO QUE PARA O MEU CASO A MELHOR ESCOLHA PODE SER O DESIGNER FEME QUE , APESAR DE JÁ TER LIDO QUE SE TRATA DE UM SUPLEMENTO BARATO E SEM QUALIDADE ACHO QUE É COMO VC DISSE CADA CASO É UM CASO E NO MEU A DESCRIÇÃO DO PRODUTO PARECE ADEQUADO PARA MINHA IDADE E PARA MEUS IDEAIS QUE É GANHAR SAÚDE COM CONDICIONAMENTO F´SICO E TROCAR 5KG DO MEU PESO POR MÚSCULOS QUE ME DE FORÇA PARA ENFRENTAR AS DIFICULDADES DA IDADE INSERINDO ATIVIDADES FÍSICAS NA MINHA VIDA . SE PUDER OPINAR AGRADEÇO

  • Olá marina,
    Faço ginástica localizada 3x na semana e jump 2x faço esteira pelo menos 4x por semana no min 30 min. Quero emagrecer, vc acha que devo tomar algum suplemento para ajudar. Estou iniciando a reeducação alimentar tb.

  • Adorei o post!!!Estava cheia de duvidas sobre o malto agora sei que devo tomar, mas ainda tenho duvidas sobre o whey acho que é medo rsrs estou querendo experimentar o Designer Feme(dna) ou o Balance Protein(sanavita)alguem sabe me dizer se é bom???

  • Curti e muito esse post sobre os erros que muita gente comete ao usar suplementos!

    Me ajudou e muito e ainda me fez ver o que eu fazia de errado com alguns suplementos (ex.: whey com leite)!

  • Adorei esse post!!! Anotei muitas dicas, mas fiquei com uma dúvida, se tomar apenas o whey após o treinamento é uma forma de desperdício, posso acompanhá-lo com o que então? Só tomo esse suplemento então qual alimento pode suprir minha necessidade? Como faço exercícios à noite, o whey é minha "janta"

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