Suco de caixinha: parece néctar de laranja, mas tem mesmo é suco de maçã

As pessoas não imaginam que algumas indústrias manipulam as informações dos rótulos para parecer uma coisa e ser outra.

suco_laranja

Na caixinha está escrito, em destaque: sabor laranja. O que quase ninguém percebe é que em algumas marcas no mercado há uma discreta inscrição na parte inferior que informa que se trata de um néctar misto, que conta com suco de outra fruta, na maioria dos casos maçã, em sua composição.

Surpreendentemente, neste caso específico, apesar da bebida ter gosto e cor de laranja, o suco de maçã é o quarto principal ingrediente e, por ser mais barato que o suco de laranja, torna a produção mais barata, mas esse benefício não é repassado no preço para o consumidor.

Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), com 31 amostras de néctares de diferentes sabores de cinco marcas conhecidas, mostra que o mix de sabores é mais comum do que se imagina.

O fato não é que eles sejam proibidos, ressalta o instituto, a questão é a falta de clareza desta informação para o consumidor, o que acaba sendo propaganda enganosa. Por isso a importância de ler atentamente os rótulos dos produtos.

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *