Seu cérebro precisa se hidratar – Parte 1: antes de se exercitar!

A neurociência estuda também os comportamentos do cérebro frente às condições fisiológicas. Nos próximos três posts, irei falar da hidratação e de sua importância vital para o bom funcionamento do seu cérebro. Sem aquele blá blá de sempre, vamos focar em aspectos práticos e científicos, combinado?

O primeiro é a importância de uma boa hidratação antes da atividade física. É importante você saber que uma quantidade deficitária de fluidos nos seu organismo antes da atividade física, pode por tudo a perder. Isso porque os líquidos realizam a nossa termorregulação (manutenção da nossa temperatura), se não tivermos liquido suficiente, podemos superaquecer e arriar (tal e qual a bateria do carro que você pensou!).

Em pessoas saudáveis, todo excesso de líquidos é excretado pelos rins, portanto antes de ir treinar, ou fazer sua caminhada na rua hidrate-se. Mas quanto? Protocolos de pesquisa sugerem que você ingira de 400 a 600 ml de água 2 h antes da sua atividade (esses parâmetros permitem que seus rins trabalhem adequadamente), e evitam a desidratação durante o exercício.

A hidratação adequada é importante para o funcionamento adequado do nosso cérebro. Quando estamos bem hidratados, existe um melhor fornecimento de sangue fresco carregado de oxigênio, e o cérebro fica alerta.

Uma desidratação ligeira, com uma perda de 1% a 2% de peso corporal, pode reduzir a capacidade de concentração.Uma perda superior a 2% do peso corporal devido à desidratação pode afetar as capacidades de processamento do cérebro e reduzir a capacidade de memória a curto prazo. Fique esperto!

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