15 jun, 2014

Receita Fit de Bolo de Abacaxi com Coco

Olá, pessoal! Eu sou a Flavia Gamonar, tenho 29 anos e, assim como a Marina, sou bauruense. Trabalho, faço mestrado, cuido da casa, treino e tenho uma vida corrida como a maioria das pessoas.

O que são receitinhas fit?

São receitas que procuram utilizar ingredientes mais naturais, podendo não usar açúcar branco para adoçar, por exemplo, substituindo-o por opções como mel, açúcar de coco, adoçante culinário (esse tipo eu procuro evitar), ou ainda, evitando o glúten, o que inclui evitar farinha de trigo (mesmo a integral), aveia, cevada, centeio e malte ou receitas que não levam leite animal, entre outras.

De modo geral, são receitinhas doces ou salgadas muito mais saudáveis, com menos calorias e mais benefícios, que podem ser encaixadas no seu dia a dia e, se consumidas com moderação, não vão colocar a baixo sua dieta. A grande saga das receitas fit é lidar com a substituição de ingredientes.

O glúten, por exemplo, existente na farinha de trigo, é o responsável pela maciez e textura dos pães, mas também diversos malefícios. Em receitas que não levam glúten, vivemos buscando por ingredientes que consigam resultar em receitas com a textura não prejudicada. E é por isso que eu adoro testar receitas!

A primeira receita fit

Para estrear minha colaboração com o By Marina, fui para a cozinha a noite fazer mais uma receitinha fit. E ficou incrível! Vou ser sincera, muitas vezes o pessoal divulga receitas fit que na foto parecem ótimas, mas quando a gente faz constata que não ficou muito boa não.

Mas a receitinha que trouxe para vocês é realmente divina! Um bolo de abacaxi com coco molhadinho e delicioso, que não leva açúcar branco, nem leite, nem trigo.

Receita De Bolo Fit De Abacaxi Com Coco

-300g de abacaxi maduro, bem picado ou passado no processador
-3 ovos inteiros
-5 colheres de sopa de coco ralado sem açúcar
-4 colheres de sopa de quinua em flocos
-3 colheres de sopa de farinha de coco
-1 colher de sopa cheia de amido de milho
-1 colher de sopa de óleo de coco
-3 colheres de sopa de açúcar de coco ou adoçante culinário tipo stévia ou sucralose
-1 colher de fermento químico em pó

. Com o abacaxi já amassadinho, adicione os outros ingredientes e misture manualmente ou no processador.

. Coloque o fermento por último. Unte uma forma de alumínio ou silicone com óleo de coco.

. Leve para assar em forno preaquecido até dourar.

. Espere esfriar, desenforme e decore com coco ralado e abacaxi. Fica uma delícia servido na hora ou mesmo geladinho.

Dicas:

A quinua, a farinha de coco, o óleo de coco e o açúcar de coco podem ser encontrados em alguns supermercados ou lojas que vendem produtos naturais e específicos para dietas. A vantagem de utilizar quinua e farinha de coco nesta receita, é que elas não possuem glúten.

A utilização do açúcar de coco também é positiva, já que ele contém pouquíssimas calorias e baixíssimo índice glicêmico, além de ser 100% natural e conter vitaminas e minerais, benefícios que o açúcar branco refinado não possui.

Um pouquinho sobre meu emagrecimento

Em 2007 perdi 24kg, desde lá venho me cuidando para não voltar a ganhar peso, pensando principalmente na saúde, pois acredito que o resto é consequência. Mas como a maioria das mulheres, sou vaidosa e gosto de me cuidar.

Aí, no começo deste ano me vi com quase 7kg a mais do que estava quando emagreci. Fui ganhando esse peso aos poucos, principalmente pela correria do mestrado. Deixei de malhar regularmente durante alguns meses de 2013 e comecei a comer sem pensar de novo.

A retomada

Em janeiro deste ano, decidi que retomaria minha vida saudável e voltei para a academia. Também fui melhorando a alimentação semana a semana. Comecei a cortar excesso de açúcar, evitar refrigerante e passei a comer mais legumes, verduras, frutas, carnes, ovos e castanhas.

Com o tempo, fui refinando ainda mais a alimentação e com isso sentia necessidade de comer algo diferente de vez em quando. Foi ai que comecei a me aventurar no mundo da culinária fit!

Hoje eu tenho uma alimentação muito bacana, composta por praticamente todos os alimentos naturais (eu evito os industrializados, cortei pão/trigo, leite, açúcar), ou seja, eu procuro sempre comer comida de verdade e esse lema serve para minhas receitinhas fit.

Esse ano comecei a utilizar o instagram (@flaviagamonar) como um diário, com fotos das minhas refeições, as receitinhas que testava e os resultados desse novo estilo de vida em meu corpo.

Essa mudança foi acontecendo aos poucos e eu não sofro por deixar de comer muita coisa não. Na verdade, eu me sinto muito melhor e consegui perder os 7 kg que havia ganhado.

Tags: , , ,

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

2 Comentários

  • giuliana
    junho 17, 2014

    Oii!

    Eu tentei fazer, mas deu super errado! Hahaha ficou completamente liquido por dentro, formou só uma crostinha por cima, e ficou mais de 1h no forno. Chegou uma hora que desisti de gastar gás pq vi que não iria ficar como um bolo.
    Na hora de cortar o abacaxi, bati no liquidificador e ficou tipo um suco, mas mais consistente. Será que foi isso? Porque abacaxi solta água pra caramba, então mesmo se eu picasse picadinho, como pede a receita, ia ficar liquido também!

    De qualquer forma, ficou gostoso pra comer de colherzinha hahah
    Bjsss

    • Flavia Gamonar
      junho 18, 2014

      @giuliana, oi giuliana! Poxa, que pena! Certamente foi pq vc bateu o abacaxi no liqui e virou suco. O abacaxi tem que ser picado apenas pq ele entra como uma massinha na receita e nao como liquido.
      Eu testei aqui e deu certinho. Vc pesou as qntds? O amido foi uma coler bem cheia?