Quero ser fotógrafo profissional? O que fazer?

Oie gente, meu nome é Paula Poeta , estarei postando aqui no blog sobre Fotografia, irei mostrar tutoriais, dicas e tirar dúvidas. Espero que vocês curtam essa nova coluna aqui do blog By Marina.

Quero ser fotógrafo profissional? E agora?

Aposto que diversos de vocês já se pegaram pensando como alguém se torna um fotógrafo profissional, pois vamos lá, fotógrafo todo mundo é um pouco, afinal hoje em dia quase ninguém fica sem uma câmera.

Porém existe uma grande diferença entre um profissional e um amador, o amador é aquele tem a fotografia como hobby, já o fotógrafo profissional faz disso sua fonte de renda. Então agora vocês devem estar se perguntando como se tornar um profissional?

Primeiro de tudo: ESTUDAR… MUITO!

Você precisa aprender a lidar com o equipamento, como dirigir modelos, conhecer técnicas de revelação, ampliação e tratamento fotográfico.
Aprender técnicas de enquadramento, iluminação, foco, entre outras coisas. Mas o principal é ter a sensibilidade e trabalhar sua criatividade, e criar o seu olhar sobre o mundo à sua volta. E não pense que acaba por aí, você sempre irá estar estudando.

Onde Estudar?

Bom, existem diversos cursos de fotografia, que irão te dar uma base do que você precisa para começar a atuar nessa área. Na região São Paulo/ Rio os melhores cursos são o de Fotografia Básica no Senac em ambas as cidades. Em São Paulo o destaque vai para os cursos do Instituto Internacional de Fotografia (IIF).

Aqui no Rio temos a Escola Ateliê da Imagem que oferece excelentes cursos. Para quem quer um diploma, a Universidade Estácio de Sá oferece o curso profissionalizante de Fotografia Técnica.

Em que área posso atuar?

Fotografia de Moda: Aqui você irá trabalhar com estúdio, modelos, e revistas voltadas para o tema.
Fotojornalismo: Nessa área você irá cobrir eventos importantes na cidade, acontecimentos jornalísticos e trabalhar em revistas e jornais.
Fotografia de Eventos Sociais: Cobertura de eventos como casamentos, batizados, festas de aniversário.
Publicidade: Fotografia de produtos como perfumes, campanhas publicitárias e etc.

Quanto vou ganhar?

Depende muito da área em que você irá trabalhar, na área de fotografia social, como casamentos e festas, existem fotógrafos que chegam a cobrar por volta de R$ 5.000 a cobertura de um evento.

Porém estes fotógrafos já tem sua clientela e uma boa bagagem, para quem está começando não desvalorize o seu trabalho, monte uma tabela com valores fotográficos, e tente se guiar por ela.

Como é o mercado?

No momento de hoje a fotografia, principalmente com o estouro da era digital, o mercado fotográfico está concentrado na região sudeste, Rio de Janeiro e São Paulo. Mas isso não quer dizer que você não possa prosperar na sua cidade, basta determinação.
Na área de fotografia de eventos sociais é possível trabalhar em qualquer lugar…

E aí vocês gostam dessa profissão? Lembre-se corram atrás dos seus sonhos e façam dar certo. Na Fotografia, vocês sempre estarão se inovando e estudando.

Beijos

You may also like

8 Comentários

  • Adorei as dicas pois começarei a fazer meu curso na Sociedade Fluminense de Fotografia no dia 10/06 .Estou muito ansiosa em começar.Será pra mim alem de uma terapia,um objetivo de me tornar profissional.Gostaria de saber que câmera profissional deveria comprar.Grata!

  • Adorei muito a dica tenho muita vontade de fazer fotografia também mais o meu seria para hobby, ou que sabe poderia a ter fazer como profissional so que não e muito a area de minha profissão, mas quem sabe né! rsrsrs adorei mesmo Parabéns Paula & Marina beijinhos…

  • Adorei!!! Quero mto ver dicas para fotos e opções de melhores máq semi profissionais, como mexê-las.. hahha… enfim! Bjs e continue com mais e mais posts!

  • Adorei o post, tenho muita vontade de ser fotografa tbém!!

    Marina pq mudou o layout?? Aquele da Byangel tava lindooo,, se bem que o trabalho da Iemai tbém é divino!!!

    bjoss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *