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Porque homens de verdade fazem pilates

Muitas pessoas acreditam que o Pilates é uma técnica única e exclusivamente feminina, por se tratar de exercícios que trabalham muito o alongamento do corpo.

Porém, ambas as afirmações estão erradas, tendo em vista que a atividade – inicialmente chama de Contrologia – foi desenvolvida por um homem, Joseph Pilates, que em 1950 já havia fugido deste preconceito ao criar e adaptar exercícios que trabalham força e resistência, assim como também a flexibilidade, de forma global e específica para cada indivíduo, independente do gênero.

Para os homens, o Pilates pode trazer inúmeros benefícios! Primeiramente, ele ajuda a construir músculos. Existem aulas de alta intensidade com movimentos avançados que promovem uma ótima tonificação muscular.

Muitas pessoas gostam de falar, sem conhecimento da técnica, que o Pilates não define. Mas estão erradas. O Pilates, como qualquer outra atividade física que promove fortalecimento muscular, é capaz de definir o corpo de seus alunos SIM!

Porém, esta definição é mais sutil, dando contornos aos músculos sem ficar volumoso demais (como é o caso da musculação). Sendo este o motivo principal pelo qual as mulheres são mais adeptas da técnica, pois têm seus corpos desenhados sem exageros.

A flexibilidade também é um fator importante. Com exercícios de alongamento, o corpo fica não só mais esguio, favorecendo a visualização da definição dos músculos, como também menos susceptível a dores crônicas, estresse e fadiga.

Corrige posturas erradas, realinhando a postura e, conseqüentemente, melhorando a aparência física. Com a postura ideal (e claro, um fortalecimento específico de abdômen que só o Pilates faz!), a famosa ‘barriguinha de chopp’ diminui e conseguimos ver os músculos escondidos por trás dela.

Os ombros realinhados permitem aos músculos do peitoral e braços desenvolverem-se mais e, as curvaturas da coluna nos ângulos ideais oferecem maior visibilidade para os músculos das costas.

Postura é muito mais do que apenas sentar-se corretamente na cadeira de trabalho e pode lhe proporcionar muito mais benefícios do que apenas (se é que isso é pouco) alívio de dores e tensões.

E finalizando em grande estilo, as atividades sexuais do homem que frequenta aulas de Pilates também são enriquecidas. Sim, você ouviu perfeitamente bem!

Acontece que, além da melhora da circulação sanguínea, que irá favorecer a oferta de sangue para o órgão sexual durante o ato, alguns exercícios trabalham a musculatura da região pélvica, o que ajuda a aliviar a disfunção erétil e a ter melhores performances na hora H.

Todos estes benefícios são somados, ainda, à melhora da coordenação motora, do equilíbrio e da qualidade de vida em geral. Por isso, da próxima vez que passar em frente a um Estúdio de Pilates, não pense duas vezes antes de entrar e conferir de perto porque esta prática é tão adorada por todos que a experimentam. Combinado?!

Tags : pilatessaúde

The author: Aline Gonzaga

Fisioterapeuta, pós-graduada em Ortopedia e Desporte, professora e amante de Pilates. Adoro tudo que envolva o movimento do corpo humano. E como bestfriend da adrenalina sou também adepta do lema: “No pain, no gain”. Mas até que ponto essa dor gera ganhos? Quando o exercício vira vilão? E é pra que você entenda isso direitinho que vou falar sobre a execução correta e séries de exercícios para cada parte do corpo, que podem ser realizados até mesmo por quem não tem dinheiro ou tempo para academias; e sobre prevenção de lesões relacionadas à atividade física. Preparados?
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