Bom hoje eu vim com uma pergunta básica: Você cuida de suas unhas? E debaixo delas? Ops!! Na verdade foram duas perguntas rsrs, mas enfim!

E aí, você sabe o que tem debaixo da sua cama? Provavelmente a resposta seja SIM!! E por baixo das unhas??? Sob as unhas podemos encontrar células mortas, fungos, bactérias, leveduras, poeira do dia-a-dia, ou mesmo resíduos do seu local de trabalho, no meu caso, um laboratório! Esse monte de “coisas”, “pode e provavelmente vai ser usado contra você no tribunal” rsrs.

Brincadeiras à parte esse monte de “coisas” pode causar um outro monte de “coisas”. Por exemplo, uma bactéria, debaixo das unhas, de mãos mal lavadas, pode trazer uma série de doenças. Tempo atrás saiu uma reportagem, de um caso, onde a mortandade de certa maternidade havia aumentado. Verificando todos os indícios, descobriu-se que era uma enfermeira irresponsável, com unhas grande, que estava contaminado os bebezinhos, que ainda não tinham imunidade suficiente. É gente debaixo da unha é um problema, viu.

Ah! Por favor, nada contra enfermeiras, ou enfermeiros, ou nenhum tipo de profissional, especialmente os da área da saúde. O meu intuito é apenas trazer informação às leitoras. Mas vocês sabem que em todas as profissões existem os maus profissionais, espíritos de porco, que só servem pra atrapalhar a reputação de quem trabalha bem e sério! Meus agradecimentos à todos os bons profissionais. Parabéns pra quem faz o seu trabalho direitinho, e faz o mundo ser um lugar digno.

Bom dito isso, queria falar com vocês, hoje, um pouquinho sobre cuidados que devemos e podemos tomar para cuidar da nossa saúde e das pessoas que estão à nossa volta! Ah gente nossas unhas merecem mil esmaltes, mas merecem todo o cuidado e atenção na hora da higiene.

Para limpar debaixo das unhas é muito simples:

• Você pode usar escovinhas, com cerdas macias, como a da foto. Pode usar o sabonete de sua preferência. Mas o ideal seria com água morna, pois ajuda a sujeira desprender-se da pele. Escove com carinho e cuidado embaixo das unhas. Nada de escovar como se estivesse lavando roupa no tanque;

• Você pode também usar seu pauzinho de laranjeira, ou qualquer palitinho que você use para tirar o borrão do esmalte. Pegue um pedaço do algodão, enrole no palitinho, como você faz sempre quando quer tirar o esmalte que sobrou nos cantos. Molhe um pouco no álcool 70, e passe suavemente debaixo das unhas e nos cantos. Você pode usar um bastonete se preferir;

• Lavar bem as mãos faz parte também. Sempre que puder mantenha-se com as mãos limpas;

• Se não puder lavar as mãos com água e sabonete, tenha álcool 70 sempre com você. Não precisa ser em gel, mas essa versão é mais segura de carregar na bolsa, pois não corre perigo de vazar. Também não precisa levar um mega pote. Um frasquinho de 100 mL dá e sobra para várias vezes. Nas farmácias de manipulação, costuma ser mais em conta, e de quebra você pode pedir pra colocarem uma fragrância, que tal?

Queria falar também de alguns cuidados que nós devemos ter com a parte de cima da unha.

Na hora de tirar as cutículas, se você o faz, opte por tirar o mínimo, do mínimo possível. Quando você tira as cutículas, você está deixando uma porta aberta para entrada de microorganismos. Experimente apenas hidratar e empurrar as cutículas. Use sempre materiais descartáveis, quando for a salões de manicure. Todo cuidado é pouco.

Mas Dani, e quanto aos alicatinhos, cortadores de unha e outros utensílios?
Bom como eu disse acima, não tenho nada contra qualquer profissional, e sempre tem um mal profissional pra estragar a fama dos outros, né? Eu sempre fiz minhas unhas, desde mocinha, mas com a correria do dia-a-dia, às vezes opto por ir à manicure. Enfim uma vez num salão de manicure, eu peguei um vírus nas pontas dos dedos, e esse vírus consequentemente provou lesões que realmente doíam muito! Não tenho nenhuma foto, também não quero que vocês fiquem com fotos horríveis na lembrança. Só digo a vocês que dos dez dedinhos da mão, seis estavam contaminados. E olha demorou tempo pra sarar.

Por isso eu fiquei um tempo de mal com as manicures. Mas como eu disse às vezes umas pagam pelas outras, hoje, eu tenho uma linda e muito competente amiga-manicure, que cuida somente dos meus pezinhos, porque meu pé tem a pele bem fina, qualquer coisinha já sangra e isso não é bom. E também gosto de fazer as unhas das mãos, é meu hobbie. Por isso, a Mari, (bjo flor!!!) não se ofende quando eu levo minhas coisinhas de fazer a unha. Assim como eu, você pode comprar, colocar numa bolsinha e levar quando for à manicure. Tenho certeza de que ela não vai se ofender.

Nos salões onde há manicures, sempre tem aquele aparelho que esteriliza os apetrechos. Esse equipamento é necessário, mas você pode levar as suas coisas sem problemas, ok!
Em casa, ao chegar da manicure, limpe tudo muito bem. Você pode lavar, com água e sabonete, pode passar álcool 70, e também pode ferver os utensílios. Eu por exemplo, comprei numa lojinha de R$1,99, uma canequinha de alumínio, que uso somente pra mim, e assim que chego do salão, encho com água e coloco minhas coisinhas pra ferver. Deixo por uns 20 minutos. Mas lembrando que mesmo fervidos, os utensílios, só podem ser usados por você. Não de emprestar viu!

Agora queria falar um pouquinho sobre unhas postiças!! Sim meninas vou puxar suas orelhas!! Tá eu sei, unhas grandes e enormes são o sonho de qualquer uma, já sei rsrs! Mas gente pensa: se sua unha não está crescendo muito, ou está quebrando demais, alguma coisa tem de errado! Às vezes unhas fracas e quebradiças são sinais de outras doenças, que podem estar afetando nosso organismo.
Você colocar uma unha postiça só vai piorar a situação. Você tem que procurar um médico ou mesmo um podólogo para saber se suas unhas estão saudáveis. Feito isto, examine-se: se seu cabelo não cresce muito, seus pelinhos pelo corpo também não, isso é um sinal do seu próprio metabolismo. Lembrem-se cada organismo trabalha diferentemente, variando de pessoa para pessoa, certo! Não vou nem comentar o fato de meninas que ainda usam superbonder pra colar as unhas!!! Ai ai ai!! Essa não, vou ter que falar.

Gente superbonder serve para colar: (tá escrito na embalagem) porcelana, metal, borracha, couro, madeira, papel e plástico. Alguém viu aí falando “unha postiça”???
Pelo amor hein! E algumas ainda vão dizer que a cola da unha postiça tem o mesmo cheiro do superbonder. Pois é tem mesmo. Mas cheiro parecido não que dizer composição parecida. Não tem nada a ver uma coisa com a outra. A cola de unha postiça tem uma composição, e o superbonder tem outra. E não sevem pra mesma finalidade, ok!

Se mesmo assim, você optar por colocar unhas postiças, lembre-se de ir a um salão que seja especializado em unhas de silicone, ou porcelana, e que esse tipo de unha dá manutenção viu! Se sua unha não cresce muito, deixe ela mesmo curtinha, é lindo também!