Os Miseráveis é uma obra do escritor francês Victor Hugo, publicada em 1862 e que trata da França dos mil e oitocentos. No filme estrelado por Hugh Jackman e Anne Hathaway, o musical conta a história de Jean Valjean e das pessoas que passam por sua vida.

1

Jean Valjean estava em liberdade condicional quando fugiu e resolveu recomeçar, o que será dificultado pelo inspetor Javert. Ao longo do tempo, personagens com histórias complexas e emocionantes vão surgindo e mudando o ritmo da história de uma forma bastante envolvente. Jovens revolucionários, amores que transformam, pessoas maldosas e espertas… Uma representação de uma realidade que não se resume àquela época.

2

O filme nos emociona e também diverte. A parte divertida (e um tantinho cruel) fica por conta de Helena Bonham Carter (a Bellatrix da saga Harry Potter) e Sacha Baron Cohen (O Ditador). Confesso que eu nunca vejo muita graça no Sacha, mas nesse filme eu o achei engraçado.

3

O filme é TODO cantado, não é como alguns musicais que tem partes cantadas e outras faladas. Para quem não gosta do estilo, posso dizer que o filme é longo, mas que a história é tão bonita que vale a pena dar uma chance.