21 • junho • 2014

O que é Bulking e Cutting?

Para quem me acompanha diariamente no Instagram (@marinairis) pode conferir minha evolução desde que comecei a consultoria com o Coach Bueno.

A primeira fase foi de Cutting, onde eliminei gordura e consegui definir meu abdômen e agora estou na fase de Bulking, comendo bastante (cardápio enviado pelo Coach) para ganhar massa magra nos membros inferiores, já que fiquei bem magrinha e seca.

Evolução do meu abdômen com 2 meses de cutting

Mas afinal, quais são essas 2 fases da musculação para quem quer mudar o corpo?

. A fase do Bulking, o objetivo é adicionar o máximo possível de músculos mesmo ganhando alguma gordura no processo;

. A fase do Cutting, o excesso de gordura é eliminado, deixando aparente os músculos desenvolvidos na fase anterior.

Bulking

Esta é a fase em que você terá que comer muito e focar na musculação, com a maior carga possível. A dieta desta fase é hipercalórica, ou seja, você vai procurar ingerir mais calorias do que normalmente necessita. Geralmente, as refeições são divididas em seis e em todas elas devem estar presentes porções de proteínas, carboidratos de baixo índice glicêmico e gorduras vindas de boas fontes.

Quando você já estiver mais forte, com músculos desenvolvidos, embora recobertos por uma camada de gordura, é chegada a hora da fase de Cutting.

Lee Priest – Pro Bodybuilding em bulk e depois em cut

Cutting

Nesta fase, a ideia é manipular o organismo para que ele queime gordura da melhor forma possível. Retirando a camada de gordura que estava por cima dos músculos agora desenvolvidos, você finalmente verá seu abdômen e a definição dos demais músculos do corpo.

Para isso, é preciso continuar fazendo seu treino de força, mas acrescentando também uma boa dose de exercícios aeróbicos (corrida, natação, ciclismo).

Além desse ponto, o grande diferencial na fase de Cutting é na dieta, que deve ser levemente hipocalórica. Você terá que consumir um pouco menos de calorias do que o corpo gasta, para ele usar as reservas de gordura. A saída, então, é baixar o consumo de carboidratos.

Fonte: Mude.nu



  • Antenor Assis

    O cutting, na musculação é o processo para as pessoas que desejam perder gordura, tentando minimizar ao máximo a perda de massa muscular magra. Normalmente esse processo é feito em revezamento com o bulking, que é quando o atleta treina e come com o intuito de ganhar muito peso e muita massa muscular.

  • Pingback: Bulking e cutting: ganhando e perdendo – #002 | Vida de Ferro()

  • Gostei do post.

    Abraços!

  • Dienifer

    Oi Marina, (acho que já comentei em outro post) muito bacana as coisas que eu tenho lido aqui no seu blog. Eu nem tinha ideia que existisse essas fazes. Estou malhando a 8 meses e percebo uma diferença sutil. Morro no interior de Rondônia e tudo que eu tenho de duvida não tenho ninguém pra esclarecer. A minha professora nem é formada pra você ter uma ideia. E a nutricionista não tem conhecimento nesta área. Se você pudesse me responder no e-mail como funciona eu ficaria muito feliz. Hoje eu tenho 1,65 mt e 64 kg, o formato do meu corpo é pera( o que me incomoda muito, ombros estreitos e quadril muito largo), o meu objetivo é ficar com o corpo proporcional e bonito pra por um biquíni. Não quero ficar trincada, mas também não sei como alcançar meu objetivo, agora eu precisava de um pouco mais de músculo pra depois secar. Espero uma resposta positiva. Beijo

  • Georgia Pedro

    Adorei a explicação, curta e super objetiva!

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