Please assign a menu to the primary menu location under menu

O que comer quando se pratica CrossFit

O CrossFit é um esporte que exige performance, por isso os atletas e praticantes precisam de uma alimentação adequada e completa para poder ter sucesso na atividade, evitar lesões e conseguir uma recuperação rápida e eficaz.

cross

Convidei a Nutricionista Esportiva Denise Real para responder algumas perguntas sobre a dieta voltada para esse tipo de atividade:

O que comer quando se está praticando CrossFit?

Na dieta CrossFit deve-se comer alimentos ricos em proteínas magras, como frango, peru ou peixe, grãos, como ervilha ou feijão, assim como frutas e verduras, sendo que os alimentos industrializados e refinados, como o açúcar, bolachas e refeições prontas para consumo, como risoto ou lasanha, são proibidos.

Porém deve-se lembrar da intenção de cada um ao treinar, alguns treinam para melhorar qualidade de vida e outros almejam competição, sendo assim as necessidades são variadas de nutrientes.

Qual é a dieta adequada para quem está praticando CrossFit?

Normalmente a modalidade CrossFit busca-se não só exercício físico, mas sim um estilo de vida mais saudável, que vai desde o treinamento corporal de uma forma mais completa até busca por uma alimentação mais natural.

Muitos atletas e praticantes de CrossFit seguem um estilo de alimentação chamado Paleo ou paleolítica.

O estilo de vida Paleo diz que nosso corpo não foi feito para ingerir os alimentos que fazem parte da dieta moderna, assim como alimentos processados, açúcar refinado, derivados do leite e grãos.

paleo-table

A ingestão desses alimentos resultaria em uma série de danos à nossa saúde, como baixa de sistema imunológico, dores nas juntas, problemas de reprodução, refluxo ácido, dermatites, inflamações, problemas gastro-intestinais, falta de energia, entre outros.

A alimentação paleo nos traz de volta às nossas origens, nos reeducando para nos alimentarmos da forma como fomos biologicamente criados para nos alimentar, aumentando então o nosso potencial genético e resultando em uma vida mais saudável.

Quais alimentos são os mais indicados para comermos antes e depois dessa atividade?

Pré treino: Batata yacon ou batata doce ou mandioca ou tapioca + castanhas ou nozes ou amêndoas.

Pós treino: Avocado com óleo de coco + frango desfiado OU suco de morango com mamão + ovo cozido (ou pode-se utilizar suplementação caso necessário e demanda energética)

E quanto a suplementação?

Lembrando que cada ajuste alimentar deve ser feito individualmente (tanto alimentos como suplementos), normalmente utiliza-se Ômega 3 (fonte de gordura benéfica além de funcionar como anti-inflamatório), complexo vitamínico, A, D, E e minerais, vitamina C, suplementos proteicos, glutamina, aminoácidos e suplementos de carboidrato para rápida reposição de glicogênio muscular.

Denise Real
CRN 23373
Site: www.denisereal.com.br
Email: contato@denisereal.com.br

The author: Marina Iris

Marina, 33 anos, casada, mãe do #babyRafa, mora em Bauru/SP, Publicitária, apaixonada por musculação e hoje leva uma vida saudável.
Leave a Reply