Nutrição no Exercício Físico

Oi pessoal, como estão? Esse é meu primeiro post aqui no By Marina e espero que todos curtam! Só pra me apresentar rapidinho, meu nome é Carla e sou Nutricionista clínica e esportiva, então estarei vire e mexe por aqui falando sobre nutrição para praticantes de exercício físico e atletas, afinal de contas todo mundo aqui é mega saudável e faz exercício, né? :p

1

Bom, conversa fiada à parte, vamos ao que interessa!?

Hoje eu vou “começar do começo” mesmo, e as primeiras perguntas que não querem calar são:

Qual a importância da Nutrição na prática de atividade física? Será que só o atleta precisa do acompanhamento de um nutricionista?

2

Todos nós precisamos de uma boa Nutrição, que começa na escolha do alimento, passa pelo consumo e termina no aproveitamento dos nutrientes que irão promover um bom funcionamento do corpo. E para que esse ciclo lindo aconteça é preciso levar em conta diversos fatores como a idade, o peso, altura, se existem doenças ou não, estilo de vida, com o que trabalha e……..se faz exercício físico ou não!!

Ou seja, quem se exercita requer um manejo nutricional diferenciado! E não precisa ser nenhum atleta de elite: mesmo na prática recreacional é possível perceber a diferença no desempenho entre os que possuem uma alimentação balanceada e aqueles que não possuem um acompanhamento nutricional.

Uma correta nutrição pode evitar a fadiga, aperfeiçoar o período de recuperação, diminuir a ocorrência de lesões, reduzir o tempo de recuperação de uma lesão, garantir a correta reposição dos estoques de energia e promover o ganho de massa magra.

Acha que acabou?

3

Tem mais: fortalece o sistema imunológico, dá uma força na concentração, promove emagrecimento saudável e definição muscular. Isso significa acima de tudo qualidade de vida né, moçada? Pois os objetivos não só são alcançados como também são otimizados! É bom demais! =D

Então está dado o recado:

não adianta ter um bom condicionamento físico, treinamento e técnica apurada e se esquecer da alimentação, hein?

Fique ligado, pois logo logo vem mais dicas e esclarecimentos, abordando temas específicos tanto para atletas quanto para esportistas. Aliás, de qual destes grupos você faz parte?

Pra dar uma ajudinha nessa resposta, olha só a diferença:

Atleta – é aquele que recebe um treinamento para a melhoria da performance em uma modalidade esportiva específica, normalmente com intenção de competição.

Esportista – é aquele que pratica exercícios físicos por lazer, pela busca de uma forma física desejada, saúde e/ou qualidade de vida, sem intenção de competir.

Até a próxima! Beijos!

ass_carla

You may also like

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *