Please assign a menu to the primary menu location under menu

Nhoque de Mandioquinha

Hoje é dia 29, dia do nhoque da fortuna!

Conta a lenda que São Pantaleão, num certo dia 29 de dezembro, vestido de andarilho, perambulava por um vilarejo da Itália. Faminto, bateu a porta de uma casa e pediu comida. A família era grande e tinha pouca comida, mas apesar disso, eles não se importaram em dividir o seu nhoque com o andarilho, cabendo a cada um 7 massinhas.

São Pantaleão comeu, agradeceu a acolhida e se foi. Quando foram recolher os pratos, descobriram que embaixo de cada um havia bastante dinheiro. Por isso, tradicionalmente, todo dia 29 é dia do nhoque da fortuna ou da sorte, acompanhado do famoso ritual de colocar dinheiro embaixo do prato, comer os primeiros sete pedacinhos em pé, fazer um pedido para cada um deles e depois, comer à vontade. (fonte: wikipedia.org)

Para quem nunca fez em casa, vai ver que a diferença entre a massa feita em casa e massa comprada é absurda! A feita em casa fica muito mais leve e saborosa, sem aquele gosto de farinha da massa pronta! Separe os ingredientes, pense nos 7 pedidos e vamos preparar nhoque da fortuna!

Ingredientes

1 kg de mandioquinha
150 gr de farinha de arroz
Salsinha à gosto
2 colheres de sopa de queijo parmesão light
3 colheres de café rasas de sal
1 ovo

Preparo

Cozinhe a mandioquinha com casca até ficar macia (importante cozinhar com a casca para e ela não ficar muito úmida), retire a água e leve ao forno pré aquecido por 10 minutos. Retire do forno e ainda quente passe as mandioquinhas pelo espremedor, deixando-as areadas para sair bem a umidade (sem mexer ou amassar).

Espere esfriar, acrescente os demais ingredientes, colocando a farinha por último e aos poucos. Polvilhe um pouco de farinha sob uma superfície limpa, pegue um pedaço da massa, faça “cobrinhas” com ela e vá cortando os nhoques. Leve para cozinhar em água fervente com um fio de azeite. Não coloquei sal na água pois achei que a massa já estava com quantidade suficiente de sal.

Cozinhe as bolinhas até que elas subam à superfície da panela, colocando em pequenas quantidades. Retire, espere escorrer e coloque em uma travessa com o molho de sua preferência ( vou colocando o molho aos poucos, à medida que ia colocando o nhoque cozido para não grudar). Leve ao forno coberto com papel alumínio para aquecer.

Vale muito a pena testar!!! Experimente e me conte! Beijos

The author: Carol Valdo

Olá! Sou a Carol, tenho 33 anos, sou psicóloga de formação mas trabalho com vendas na área de cosméticos. Me apaixonei pela Cozinha Fit depois de iniciar a minha reeducação alimentar, o que me ajudou a eliminar 18 kilos! Sempre postava meus pratos na internet e depois de muito os amigos insistirem criei a página Ideias Fit no Facebook que agora está virando Blog (www.ideias-fit.blogspot.com.br). Adoro testar e criar receitinhas fáceis, gostosas que ajudam a manter a forma sem sacrifício e quero compartilhar aqui no By Marina com vocês. Beijos

1 Comment

  • Uau. que delicia. Eu que não sou nada boa na cozinha acho que vou conseguir fazer, achei tao facinho. Adoreiii. quando fizer eu aviso como foi =) beijinhos

Leave a Reply