Imagine que você é um produto no mercado de trabalho e as empresas são os potenciais clientes. A probabilidade é que você, como a maioria das pessoas, queira atrair as melhores empresas, que vão lhe oferecer o melhor plano de carreira, melhores salários e benefícios entre outras coisas. O que você precisa é se tornar atrativa para esse mercado, que está cada vez mais competitivo.
Parece que não, mas muita gente não faz ideia da importância desses fatores no mundo profissional. Além de formação, conhecimentos e habilidades, deve-se prestar atenção na primeira impressão a ser deixada nas pessoas. A aparência não pode ser fator eliminatório numa seleção para uma vaga de emprego, mas uma pessoa que se preocupa consigo mesma sempre chama atenção de forma positiva, principalmente em cargos onde você precisa lidar com muitas pessoas.
Cuidar de si mesma sempre será algo positivo. A forma que você se comporta nos lugares, também passa uma mensagem muito forte sobre você.
Além de uma aparência bem cuidada, é fundamental ter uma postura séria e profissional ao mesmo tempo em que se é educada e cordial. Depois da seleção, deve-se ter muito cuidado com aparência e postura no seu emprego também, visando crescimento profissional.
Então, para ficar um pouco mais fácil e simples trago algumas dicas básicas para se destacar no mercado.
Aparência
1. Maquiagem: é sempre bom usar, mas também é sempre bom ter muito cuidado. Cores neutras e bom senso sempre combinam com profissionalismo.
2. Perfume: roupas limpas, desodorante e um perfume suave são o suficiente.
3. Penteados: cabelo preso ou cabelo solto, tanto faz, desde que estejam limpos e arrumados.
4. Roupas: use sempre roupas confortáveis e discretas, com poucos decotes e aberturas.
Postura
1. Fale sempre em um volume baixo, que seja audível somente para quem você está dirigindo a palavra.
2. Não fale mal de outras pessoas ou empresas em público, isso sempre passa uma má impressão.
3. Sorria e sempre cumprimente as pessoas, cordialidade é fundamental.
Estas dicas são básicas e funcionam muito bem de uma forma geral, e devem ser adaptadas de acordo com cada empresa. Por exemplo: no caso de entrevistas, onde você provavelmente não conhece a empresa, pesquise um pouco sobre ela na internet para saber como deve se vestir.
O importante é entender que para uma vaga de vendedora ou atendente, por exemplo, não é necessário vestir roupa social; enquanto para uma vaga de estágio em direito deve se vestir de maneira muito mais formal.
E vocês, já sabiam da importância da postura e da aparência na vida profissional?
4 COMMENTS
Itaicila Carol Olavo
9 anos agoMuito bom, estava precisando!! BjoKas
Luana
9 anos agoAdorei as dicas, eu acabei de fazer um curso de auxiliar de rh que fala sobre isso tb!
tarcis felipe
9 anos agoe eu adorei le essa sua mensagem lindona luana s2
Luly
9 anos agoAquela velha história de que a primeira aparência é a que vale é muito certa quando o assunto é qualquer coisa profissional, porque se a primeira não for boa pode ser que não exista uma segunda!