Please assign a menu to the primary menu location under menu

Hambúrguer de Quinoa

Sempre na busca de novas receitas para transformar as delícias fat em Fit, hoje compartilho com vocês aqui no Blog da Marina uma receita de hambúrguer de quinoa.

hamburguer de quinoa

Você já deve ter ouvido falar da quinoa certo? Mas sabe o que ela tem de bom?

A quinoa é considerada um dos alimentos mais completos em nutrientes, o grão tem a quantidade ideal de calorias, proteínas, gorduras e carboidratos. Além de grãos, a quinoa também é encontrada em forma de flocos ou farinha.

Ela é rica em fibras, dá a sensação de estômago cheio, regula o intestino, aumenta disposição, combate os sintomas da TPM e da menopausa e além de inúmeros outros benefícios para nosso corpo!!

Muitos resistem a experimentar a quinoa devido ao custo (encontrei à R$29 pacote com 200gr) mas quando comprada à granel, em empórios por exemplo fica muito mais barato (cerca de R$22 o Kilo). A diferença é absurda…então o negócio é pesquisar!

No dia a dia eu costumo consumir a quinoa com arroz (misturando na proporção: 1/3 de quinoa + 2/3 de arroz), cozinhando o arroz como de costume.

Você nunca comeu quinoa? Não sabe o que está perdendo!

Na receita de hoje ela é uma opção ao hambúrguer de carne tradicional. Foi feita pelo ator Reinaldo Gianechini no Programa Estrelas.

Fiz a primeira vez e simplesmente me apaixonei. Ela é bem rápida e fica delicioso!

Anote os ingredientes

50g de quinoa em grãos (1/2 xícara de chá )
20g de cebola cortada em cubinhos (1/4 cebola grande)
1 dente alho
Tomilho fresco em folhas a gosto (ou cheiro verde)
10g de farinha sem glúten (usei farinha de arroz – 1 Colher de Sopa)
1 colher de sopa rasa de azeite
sal a gosto

Preparo

Coloque os grão de quinoa em uma panela e acrescente 2 xícaras e 1/2 de água ( se quiser pode acrescentar caldo de legumes caseiro na água do cozimento ou algum tempero Salt Free como Mrs. Dash). Cozinhe a quinoa cuidando para que os grãos não desmanchem. Se a água não evaporar toda, escorra a água e depois reserve a quinoa.

hamburguer de quinoa

Em outra panela, doure a cebola e o alho em um fio de azeite. Dilua a farinha sem glúten em meia xícara de chá de água fria e misture junto com a cebola e o alho, mantendo no fogo até fazer uma massa homogênea. Desligue o fogo.

hamburguer de quinoa

Nessa mesma panela, adicione a quinoa já cozida, cheiro verde e sal. Misture todos os ingredientes. Espere esfriar a massa e faça em formato de hambúrguer. Depois é só dourar em uma frigideira antiaderente.

Rendimento: 2 unidades.

Espero que gostem! Um grande beijo e até a próxima Ideias Fit.

The author: Carol Valdo

Olá! Sou a Carol, tenho 33 anos, sou psicóloga de formação mas trabalho com vendas na área de cosméticos. Me apaixonei pela Cozinha Fit depois de iniciar a minha reeducação alimentar, o que me ajudou a eliminar 18 kilos! Sempre postava meus pratos na internet e depois de muito os amigos insistirem criei a página Ideias Fit no Facebook que agora está virando Blog (www.ideias-fit.blogspot.com.br). Adoro testar e criar receitinhas fáceis, gostosas que ajudam a manter a forma sem sacrifício e quero compartilhar aqui no By Marina com vocês. Beijos

1 Comment

Leave a Reply