Please assign a menu to the primary menu location under menu

Gelatina de caixinha é saudável?

Servida como cortesia na maioria dos buffets por quilo e presente nas dietas para “enganar” a fome ou a vontade de comer doces, a gelatina é um produto de origem animal, proveniente do colágeno dos ossos, cascos e tecidos de ligação de vacas ou porcos.

Pra quem tem o hábito de consumir gelatina acreditando que assim vai melhorar a aparência dos cabelos, pele e unhas, graças ao colágeno presente em sua composição, um alerta! Um teste feito anos atrás pela Pró-Teste verificou que as gelatinas comercializadas em supermercados continha entre 0,7 e 2g de colágeno por 120g do produto pronto para o consumo.

Além de oferecer pouco colágeno, esse produto ainda contém outros ingredientes que são maléficos pra saúde e para a pele também. Vamos citar alguns:

Açúcar: normalmente é o primeiro a aparecer na lista de ingredientes. Isso indica que é o ingrediente em maior quantidade no produto. 35g de pó para gelatina (que corresponde a todo o conteúdo da embalagem) possui 22,1g de açúcar. O açúcar desiquilibra o funcionamento da flora intestinal, resultando em prisão de ventre, desânimo e fadiga. Além disso, causa um processo denominado “glicação” que resulta em rugas precoces, flacidez da pele e celulite.

Sal: presente em terceiro lugar na lista de ingredientes. 35g de pó para gelatina contém 520mg de sódio, ou seja, 26% do sódio diário recomendado pela OMS para crianças.

Ciclamato de sódio, sacarina sódica e aspartame: edulcorantes artificiais (adoçantes) e extremamente tóxicos para o organismo. São substâncias cancerígenas e proibidas para crianças e gestantes.

Corantes artificiais: relacionados a casos de alergia e intolerância alimentar.

Aditivos químicos como acidulantes e aromas artificiais: são cancerígenos e alergênicos.

Para se obter benefícios estéticos, o ideal é consumir entre 8 e 10g diárias de gelatina hidrolisada. Seu uso para fins estéticos deve ser feito de forma regular, por no mínimo, 3 meses. Hoje é possível encontrar o colágeno hidrolisado na forma de cápsulas, bebidas prontas, suplementos alimentares e em pó.

A deficiência de colágeno no organismo, além de enfraquecer unhas e cabelos, deixa a pele mais fina e suscetível à flacidez, surgimento de estrias e formação precoce de rugas.

Concluindo, gelatina de caixinha não é nada saudável e seu consumo não vai melhorar a aparência da sua pele, unhas e cabelos!

Lia Raquel Manfredi – CRN3 33030.

1 Comment

  • Noosss e eu comendo vários potinhos por dia achando que tava tudo numa boaaaa… socorro!
    E agora? Que docinho eu vou usar pra enganar a vontade? kkkkkk

Leave a Reply