Entrevista Fit: Larissa Ramos

A entrevistada da semana é a Larissa Ramos, de 23 anos que mora em Bauru/SP (minha cidade) e é Designer.

Jogo Rápido:

  • Peso e manequim antes: 76kg Manequim: 44/46
  • Peso e manequim atual: 64kg Manequim: 40/42 pelo quadril.. mas vestidos 38
  • Altura: 1.65m
  • Uma inspiração: Alice Matos e Fernanda Keller
  • Uma meta: Correr a Sao Silvestre no final do ano e uma meia maratona em 2014
  • Redes Sociais: Facebook | Instagram
  • 1. Em quanto tempo emagreceu e há quanto mantém?

    Comecei meu processo de emagrecimento a 10 meses, em abril. Meu peso estabilizou a uns dois meses.. Assim continuo mantendo as dietas e meu peso tb.

    2. Qual foi sua primeira mudança?

    O primeiro passo foi entrar na academia, perceber que precisa de uma atividade fisica.

    3. O que fez você decidir que queria emagrecer?

    Inicialmente, fui diagnosticada com sindrome do pânico em janeiro de 2013. Era medicada com tarja preta e foi uma fase bem dificil. Tinha medo de sair de casa, de ficar no trabalho ou ver gente. Por tudo isso, meu médico pediu que eu fizesse algo para me distrair e mudar o foco da doença (que é bem psicológica).

    Ele deu a ideia de me matricular em uma academia. Dito e feito, comecei musculação aliada a intervalos ativos e fui emagrecendo sem querer. Quando perdi meus primeiros kilos resolvi levar a sério a dieta e os resultados vieram!

    4. Qual é a sua história em relação ao peso?

    Sempre fui gordinha. Era muito zuada na escola e quando tinha 13 anos pesava 83kg. Deveria ter na época um metro e meio (era bem obesa). Como estava na adolescência, sofria muito com as brincadeiras e por nenhum garoto olhar pra mim com outros olhos, eu era sempre a amiga que arrumava as meninas pra eles.

    Assim, pedi pra minha mãe me levar em um médico porque queria emagrecer. Ela me levou em uma nutricionista-endocrino e emagreci 20kgs em um ano. Desde 2004 venho realizando atividades físicas.

    Percebi que atividades fisicas pra mim são essenciais. Nao posso ficar sem elas! Fiz musculação em 2004 o que me ajudou muito a emagrecer e nao ficar flácida; fui lutadora de karate de 2006 a 2008, competia pela minha cidade natal: Bebedouro em campeonatos estaduais e federais. Sou vice campeã paulista na minha categoria.

    Em 2008 entrei na faculdade e parei tudo. Engordei 10kgs em 5 anos (os que perdi agora hehe). Em 2012 fiz meses de boxe e larguei mão das atividades físicas novamente até que em 2014 descobri a corrida na qual sou completamente apaixonada e viciada!

    As corridas de rua são meus grandes desafios, e gracas a elas que eu emagreci meus 12kg aliada a musculação.

    5. Quais foram as maiores dificuldades? Como superou?

    Acho que inicialmente foram os remédios que tomava pra síndrome e o grande medo que eu tinha de passar mal na academia. Tinha muitas tonturas que aconteciam do nada e sempre me monitoravam quando eu ia treinar.

    E outra foi o hipotireoidismo, diagnosticado em 2010. Convivo bem com ele hoje porque tomo remédio certinho e faço exames de 4 em 4 meses. Mas metabolismo lento é bem chato pra quem quer emagrecer! Superei a síndrome com exercicios e muita terapia. E o hipotireoidismo com remédios e acompanhamento do endócrino.

    6. Você era sedentária ou praticava atividades físicas na época?

    Fui sedentária ate meus 13 anos. A partir dai peguei gosto pelos exercicios. Só que tive que parar em 2008 por conta da faculdade. Fiquei 5 anos sem fazer nada, dai voltei a ser sedentária!

    7. Você teve ajuda profissional na sua mudança? Como era o cardápio? E sua rotina de exercícios?

    Tive uma grande sorte quando entrei na academia. A Educadora Física de lá, a Janaina, era de todo mundo, mas ela tinha um olhar especial pra mim por ver que eu era dedicada. Não faltava um dia nos treinos, então ela me passava todo mês um treino novo, além de fazer minha medição e pesagem. Ela acompanhava tudo.

    Comecei com musculação com intervalos ativos: corria 3′ na esteira e fazia séries de dois grupos, tipo bíceps e agachamento. E voltava a correr. Depois de meses meu peso estacionou e decidi procurar uma nutricionista porque até então eu comia o que eu pesquisava e lia, o que achava que era bom e seguia as dicas das meninas do #bymarinafit (grupo que me ajudou muito a nao cair nas tentações).

    Com cardápio correto e suplementação, comecei a emagrecer novamente. Hoje em dia eu faço musculação de segunda, quarta e sexta mais para resistência muscular devido as corridas e para não ter lesoes. E terça, quinta e sábado eu treino corrida acessorada por um coach em Bauru.

    Hoje foco muito mais nas corridas e resistência muscular do que hipertrofia. Minha alimentação é focada nisso também, como bastante cereais, oleaginosas, batata doce, frango, bife, saladas, abacaxi, laranja, maçã, linhaça, chia! E suplemento com whey e malto antes das corridas! Meu pós treino é uma xícara de açaí com frutas! (Santa dona Erika Rino, minha nutri linda que me deixa comer essa belezura hehe)

    8. Como se sente agora? Há algum problema de saúde que melhorou? E a autoestima? O que mudou no seu dia a dia?

    Me sinto feliz. Essa palavra resumi tudo. Graças a minha mudança: larguei meus remédios tarja preta, diminui as sessões de terapia, não tive mais crises, meus exames de rotina estão ótimos, minha autoestima está melhor impossível e confio muito mais em mim! Fiz novos amigos, estou numa fase linda com meu namorado (que modestia a parte amou os resultados e foi meu maior incentivador a começar a correr nas corridas de rua).

    Quando preciso comprar roupas, elas ficam largas e foi tão nítido essa mudanca que as pessoas começaram a vir me perguntar o que tinha acontecido porque eu estava mais aberta e comunicativa (sempre fui tímida, até no ambiente de trabalho).

    9. Dos alimentos da dieta, qual o seu preferido? Como você faz para controlar a vontade de comer doce?

    Eu amo batata doce! Mas o legal da reeducação alimentar é que você aprende a comer coisas que nunca comia. Eu tinha aversão a rúcula, hoje é uma das minhas paixões! Quando estou com muuuita vontade de doces, eu pego um iogurte 0% gordura e deixo no congelador para virar sorvete, ou faço o chocolate maromba ou até como uma fruta tipo abacaxi, melancia ou uva! Me ajudam bastante! Até bala de gelatinha zero!

    10. Qual é o seu conselho ou dica para as leitoras do blog que querem perder peso?

    Eu sempre quis emagrecer. Todo ano colocava nos objetivos essa meta, e nunca realizava. Acredito muito em momentos, cada um tem o seu e você com certeza vai perceber o seu momento. É aquela hora que você para e fala, “não, agora vai!”. É muito subjetivo! Só assim eu consegui.

    E com muuuuuita paciencia e deixando a ansiedade de lado (sou muita ansiosa, e muitas vezes descontava na comida isso). Tudo tem seu tempo! Foco é preciso sim, mas o processo de emagrecimento leva-se tempo! Tudo muito rápido não funciona! Seu corpo tem um tempo pra se acostumar com as mudanças, e isso é muito bom porque as chances de você voltar a engordar, serão menores! Respeite o seu tempo!

    E nunca, mas nunca mesmo faça as coisas por causa dos outros! Nunca emagreça para as pessoas. Se quiser ter esse objetivo, que seja por você! Pra você! E acima de tudo, sem cobranças! Leve a “dieta” como algo que vá acrescentar coisas boas na sua vida, varie os alimentos, experimente novos sabores! Se permita!

    Não deu pra malhar hoje, relaxa, vá caminhar na pracinha do lado de casa ou passear com cachorro! Faça das atividades físicas momentos prazerosos! Reuna amigas ou amigos para andar de bike ou correr! E saiba: não há sensação melhor do mundo do que uma pós corrida ou exercicio!

    Ah! Sempre procure a orientação de um profissional, sem essa de dieta nao sei que lá! Ou se matar na academia sem auxilio! Existem pessoas aptas pra nos ajudar e dar aquele empurrãozinho para alcançar nossos objetivos! Boa sorte para todas nós, nessa luta eterna contra a balança!

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