27 • agosto • 2013

Entrevista com a atleta Valine Casagrande

A atleta Valine Casagrande, natural de Joinville (SC), faz parte do time de atletas patrocinados pela marca de suplementos MHP.

Personal trainer e proprietária de uma academia de musculação, a fisiculturista compete, atualmente, na categoria Body Fitness.

Nome: Valine Casagrande
Idade: 30 anos
Cidade/Estado: Joinville (SC)
Altura: 1,61m
Peso off: 60kg
Peso on: 56kg
IMC: 22,76
Busto: 88 cm
Cintura: 66 cm
Quadril: 91 cm
Coxa: 53 / 53 cm
Compete na categoria: Body Fitness
Profissão: Personal Trainer
Patrocinadores: MHP e Personal Health Academia
Títulos: Campeã na Categoria Body Fitness no Campeonato Estadual de Estreantes IFBB-SC 2013

Confira a entrevista:

1) Qual sua rotina de treino atual?

Segunda: Peito/Ombro/Tríceps
Terça: Quadríceps
Quarta: Costas/Bíceps
Quinta: Ombros
Sexta: Posterior Pernas
Sábado: Costas
Domingo: Descanso

2) Como e quando você começou com a musculação?

Procurei uma academia em 1998 e comecei a “malhar”. Treinava todos os dias. Em 1999, mudei para uma academia maior, onde passei a ter mais informações sobre treinos já em 2000 comecei a estagiar como instrutora. Logo depois, em 2001, iniciei o curso de Educação Física.

3) De onde vem sua motivação para treinar?

O bem-estar aliado a uma vida saudável são meus agentes motivadores. O estilo de vida de me manter ativa e treinando, sempre em forma, é meu combustível. Sempre tive alguns atletas como exemplo, pois eu sempre frequentei academias pelo prazer que o treino me proporciona. A Estética foi consequência.

Quando assisto vídeos de atletas nacionais e internacionais treinando, sinto que funciona como uma motivação adicional, pois vejo suas trajetórias e dificuldades. Estes exemplos me fazem perceber que o que acontece comigo é rotina para atletas de alta performance. Isso me dá motivação para treinar cada vez mais e mais forte.

4) Como é sua dieta?

A partir da primeira refeição do dia, eu me alimento sempre de 3 em 3 horas, sem deixar passar mais de 3 horas e meia. Como bastante folhas verdes (adoro as amargas), vegetais (aspargos), proteínas e carboidratos complexos (batata-doce e aipim).

Em “off“: adoro macarrão integral com carne moída. Prezo sempre por pouco sal e temperos. A partir das 20h, eu não como mais carboidratos, apenas bastante água e chá verde com limão.

5) Quais suplementos você usa?

Whey para pré e pós-treino (ISOFAST)
Caseína para antes de dormir.
Glutamina Time Release em jejum, no pós-treino e antes de dormir.
Cafeína pela manhã (meio tablete do termogênico Alert 8 – Hour)
Dark Matter para pré e pós-treino e antes de dormir.
BCAA para pré e pós-treino.

6) Como você lida com a vontade de sair da dieta?

Quando entro em dieta, eu faço uma programação alimentar e toda a minha agenda é montada de acordo com meus horários de refeição. Respeito os horários e não sinto fome. Quando sinto vontade de doces, mastigo chicletes sem açúcar. Com a correria do dia-a-dia, acaba não sobrando muito tempo para pensar em comida!

Quando a vontade torna-se muito grande, tento ser criativa usando os suplementos e frutas para desenvolver alternativas para saciar estes desejos de forma saudável.

7) Quais são as principais dificuldades que um atleta de Fitness encontra no Brasil? Existe preconceito em relação à modalidade?

A maior dificuldade, hoje e sempre, acaba sendo o preconceito contra atletas de fisiculturismo/fitness. Isso implica na dificuldade dos esportistas conseguirem bons patrocinadores. O atleta para ter bom desempenho precisa alimentar-se bem, suplementar bem e descansar suficiente para ter boa recuperação.

Os melhores atletas acabam tendo conquistando espaço fora do Brasil, porque lá a sua imagem tem mais respeito e, financeiramente, acaba sendo melhor. A cultura brasileira está praticamente voltada apenas para as modalidades desportivas, com grande foco no futebol. O fisiculturismo, hoje, está crescendo muito e eu acredito que, daqui a alguns anos, a própria imagem feminina dentro do esporte será mais valorizada.

8) Qual a parte do seu corpo que você mais gosta?

Meu corpo é um conjunto e, por isso, eu não consigo pensar nele em partes. Gosto dele assim, completo e harmonizado, mas o meu forte nos treinos são os ombros.

9) Que dicas você daria para pessoas que querem atingir melhor forma física, definição muscular e perda de gordura?

Organize-se: tenha hora para trabalho, para o treino, para comer e dormir. Procure informações sobre bons alimentos e o uso correto de suplementos. Evite frituras, doces e bebidas alcoólicas, pois uma boa alimentação é responsável por 70% dos resultados. Se for possível, tenha acompanhamento de um médico especializado e um personal trainer.

Lembre-se de traçar metas, quantificar seus objetivos e perseverar até o final. Muitas sugestões acabam confundindo a cabeça e fazem com que você nunca consiga chegar a lugar algum. Ter prioridades pode ser a linha tênue do seu sucesso e ou do seu fracasso.

10) Uma conquista?

A minha profissão. Eu conquistei o meu espaço, amo o que faço e isto não tem preço. Sabe quantas pessoas gostariam de ter este privilégio? Muitas, muitas mesmo. Fazer o que você ama e ainda ser reconhecido por isso não tem preço. Outra grande conquista foi ter conseguido o patrocínio de uma das melhores marcas de suplementos do mundo, a MHP.

É surreal o que vem acontecendo na minha vida. A ficha ainda está caindo, mas tenho noção que tudo é o resultado de muita dedicação e anos de trabalho duro. Minhas últimas grandes conquistas foram os títulos de campeã na categoria Body Fitness no Campeonato Estadual de Estreantes IFBB-SC, em abril deste ano, título de Campeã Catarinense na Categoria BodyFitness em julho e o TOP 5 no Campeonato Brasileiro IFBB que aconteceu no Rio de Janeiro.

11) Qual sua frase preferida?

Tudo posso naquele que me fortalece – Filipenses 4:13.

marina





Marina Iris - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2018