14 • junho • 2012

Dicas de como fotografar Crianças

Quando vamos fotografar esses pequeninhos, temos de estar com disposição, pois eles são imprevisíveis, correm, pulam, choram, enfim com criança nada é planejado, por isso vou dar algumas dicas de como conseguir fazer ótimas fotos.

1 -A Locação:

Procure por lugares que chamem a atenção da criança, aonde tenha um espaço aberto para ela brincar, se distrair , e você conseguirá excelentes fotos.
Agora se a criança ainda for pequena e a mãe preferir que as fotos sejam feitas em casa, procure pelos cômodos com iluminação direta, e aproveite o ambiente familiar da criança.

2- Poses:

Evite poses forçadas, tente capturar os momentos de descontração, observe porque muitas vezes as fotos mais espontâneas estão entre uma pose e outra.

3- Olho no Olho:

Lembre-se de descer ao nível dos olhos da criança, com certeza seu enquadramento irá enriquecer, e com isso você será capaz de ganhar a confiança da criança, já que aos olhos delas você será “um deles”…

4- Chegue Perto:

Tente capturar a magia do sorriso inocente, do olhar alegre, utilize seu zoom para buscar detalhes do rosto da criança.

5- Novos ângulos:

Agora você pode se arriscar a quebrar as regras, deite no chão, suba em cima de algo e fotografe a criança de cima para baixo, invente, arrisque-se, e com certeza terá fotos diferentes e inovadoras.

6- Fundos:

Busque por fundos que dê destaque a criança, utilize-se de cores fortes porém únicas, por exemplo uma criança num fundo todo verde pode render um excelente retrato.

7- Diversão:

Essa com certeza é a chave para você obter grandes fotos desses pequenos, invente brincadeiras, corra com eles, introduza os pais na diversão, leve balões, brinquedos.
Os pequenos vão acabar esquecendo sua presença, e você conseguirá diversos cliques.

8- Detalhes que fazem a diferença:

Existem pequenas coisas que transmitem a personalidade de cada criança, fotografe brinquedos, detalhes da boca, do sorriso, do olhar de cada criança.
Quando colocá-las no álbum junto com as outras fotos, a composição ficará incrível.

9 – Focagem:

Esqueça o foco manual ao fotografar crianças, elas são rápidas, muito rápidas, utilize o foco automático ou a focagem multiponto, assim o foco se movimenta junto com a criança.

10- E por fim: ENTREGUE-SE A CRIANÇA… ENVOLVA-SE, VOLTE A INFÂNCIA!!!



  • Jheferson Henrich

    Adorei as dicas. É muito gratificante encontrar pessoas que compartilham seus conhecimentos, Fico-lhe muito agradecido! Uma amiga me chamou pra fazer umas fotos das sobrinhas dela, estou meio inseguro por falta de prática. Tenho uma Nikon D3100 com objetiva de 18-55mm, você acha que um equipamento mesmo sendo simples faz um bom serviço?

  • Oie

    Adorei o post, é uma ótima dica p/ tirar boas fotos das crianças =) gostei!

    Bjs!

    • Paula Poeta

      @Carol, Obrigada Carol..Aproveite … To pensando em bolar um concurso de fotografia por aqui q vc acha?

  • Gostei das dicas, belas fotos!

  • Adorei as dicas, trabalho com crianças na minha igreja e toda vez que tem que tirar é uma dureza! kkk

    • Paula Poeta

      @Kelly, Então aproveite, e depois vem aqui me contar se deu certo bjs

By Marina - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2017