Quero compartilhar com vocês uma dica de livro que pode ser bastante útil para quem tem cachorro em casa e está com dificuldade com as coisas que o bichinho anda aprontando (ou mesmo para quem simplesmente tem interesse no assunto). O livro, publicado pela editora Saraiva, se chama “Adestramento inteligente” e é do Alexandre Rossi. O seu subtítulo, que era “Com amor, humor e som senso”, parece não estar presente na nova edição, mas preciso dizer que esse subtítulo é pra levar pra vida, né? Amor, humor e bom senso com certeza são três elementos que não nos ajudam apenas a lidar com os problemas com os animais de estimação. Em minha opinião, são elementos essenciais para que possamos fazer bem qualquer coisa na vida.
O interessante nesse livro é que ele busca fazer com o leitor compreenda melhor o comportamento do seu cão, entendendo inclusive como funciona a natureza do animal. Além disso, explica soluções práticas para diferentes tipos de problemas que o animal esteja apresentando e dá dicas de brinquedos e ossos adequados para a distração do cachorro. Selecionei três dicas simples e que eu aplico com o meu cão (que é muito levado!).
1) Recompensa
SEMPRE que o cachorro obedecer ou demonstrar submissão é importante que ele seja recompensado para que ele volte a agir dessa forma. Para o meu cachorro eu costumo oferecer petiscos (existem petiscos próprios para o adestramento, facilmente encontrados em pet shops). A partir do bom comportamento o animal também pode ganhar o direito de brincar com um brinquedo que ele goste muito ou mesmo um passeio!
2) Punição
NUNCA agredir o animal. Infelizmente é muito comum que o dono, por mais que ame o seu cachorro, acredite que a solução para o seu comportamento esteja em algum tipo de agressão, o que é péssimo. A dica do livro é que se produza um barulho que o assuste, com um objeto jogado em sua direção (jamais em cima dele!) e que de preferência ele não associe a punição ao dono (ou seja, não perceba que foi você quem jogou). Exemplos: uma garrafa de plástico vazia, chaves… Com o meu cachorro, jogar as chaves no chão funcionam. O livro ainda fala sobre colocar substâncias amargas e com um odor característico nos móveis para que eles não roam, além de uma série de outras sugestões.
3) Urinas e fezes no local correto
Essa dica é importante. Se o cachorro fez as necessidades em algum lugar inapropriado é provável que ele volte a fazer lá, por causa do cheiro que ele deixa. Nesse caso, não adianta limpar o local apenas com produtos de limpeza, pois dessa forma, embora o cheiro fique mascarado para nós, eles ainda podem farejar. O ideal é passar álcool no local e cuidar para remover o cheiro do álcool após passá-lo.
Bom, essas são dicas simples, mas que já ajudam. O livro é bem mais completo que isso e não só nos ajuda a lidar com os animais como nos aproxima deles, tornando o convívio prazeroso tanto para o dono quanto para o cão. O Alexandre Rossi também é conhecido como o Dr. Pet da Rede Record e está a frente do projeto “Cão Cidadão”. Em seu site tem informações sobre esse livro e outros que ele publicou. Espero que tenham gostado da dica!
3 COMMENTS
nady
10 anos agoÉ tão bom ver que o pessoal da área da Psicologia Canina está avançando estudos. Antigamente cachorro não era adestrado com tanta facilidade assim. Agora nós mesmos temos a possibilidade de fazê-lo em casa.
Isabela Midori Shibu
10 anos agoQue legal! Uma boa opção para não gastar tanto dinheiro com adestrador né! rs E bom porque beeem futuramente eu quero ter um cachorro!
Tem um programa bem legal que passa no Animal Planet, que é o Encantador de Cães! É muito fantástico o que o César consegue fazer com vários cachorros!! Muito bom mesmo.
Gabi
10 anos ago@Isabela Midori Shibutani, eu sou fã do Encantador de Cães. Aliás, todo mundo aqui em casa é! hahaha Ele é ótimo mesmo.