De olho no sódio dos alimentos

Sabe quando comemos um fast food ou um churrasco e ficamos com aquela sede o resto do dia, isso é o efeito dos alimentos ricos em sódio!

O sódio é um elemento químico encontrado no sal de cozinha (cloreto de sódio) e em grande parte dos alimentos. Uma parcela desse sódio está presente naturalmente nos alimentos, porém a maior parte dele é adicionada, por consumidores, produtores e manipuladores, durante o consumo, fabricação e preparo dos alimentos, na forma de sal ou outros aditivos que contém sódio.

A Organização Mundial da Saúde recomenda um consumo máximo de 2000 mg (2g) de sódio por pessoa ao dia, o que equivale a 5g de sal (lembrando que 40% do sal é composto de sódio), mas os brasileiros consomem mais do que o dobro desta quantidade (preocupante) pois pode desencadear doenças como hipertensão e problemas no coração e deixa o corpo inchado pois ajuda a reter liquido.

Como identificar se um alimento é rico em sódio?

Se a quantidade de sódio for superior a 400 mg em 100 g do alimento, este é considerado um alimento rico em sódio, sendo prejudicial à saúde, devendo ser evitado.

ALIMENTOS RICOS EM SÓDIO

Evite temperos prontos, retire o saleiro da mesa e evita alimentos congelados e embutidos!
Você não precisa parar de consumir esses alimentos, apenas evite-os, dando preferência á alimentos pobres em sódio!

Receita: Sal de ervas (Para controlar o consumo de sódio)

Ingredientes

1 pacote de alecrim
1 pacote de manjericão
1 pacote de manjerona
1 pacote de orégano
1 pacote de cheiro verde
200 g de sal comum

Modo de preparo

Bater tudo no liquidificador, e colocar em vidro com tampa. Pode ser usado em preparações como arroz, macarrão, carnes, etc.

Curiosidade: As papilas gustativas presentes na nossa boca, que identificam o gosto salgado, demoram cerca de 3 meses para se adaptar á uma dieta reduzida em sal. Por isso, é questão de tempo o costume à uma dieta mais saudável e pobre em sódio. Pense nisso!

You may also like

2 Comentários

  • Olha Ma eu tento me inspirar em vc e iniciar uma academia (mas não consigo)… Odeio malhar (Coisa feia né). Pelo menos uma alimentação + balanceada em estou “conseguindo” kk.

    Mudando de assunto – De pato pra Ganço – Aiiiiihnnn Eu lembrei daquela época que vc fazia “lays”, eram perfeitos (Ainda faz?)

    Bju Ka http://www.blogdaka.com.br

  • Oi Marina!
    Comecei a minha reeducação alimentar há pouco tempo, e estou tentando diminuir a quantidade de sódio! Mas é difícil no início né?!! rsrs…
    Seu estilo saudável me inspira! Te linkei como um dos meus blogs favoritos no meu blog!! 😀

    Beijinhos querida!
    http://www.faladani.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *