Please assign a menu to the primary menu location under menu

Como nosso cérebro pode nos FOCAR na reeducação alimentar e atividade física?

Você sabia que existem várias técnicas dentro da neurologia cognitiva e comportamental que nos ajudam a manter nosso Foco lá em cima? Pois é, às vezes, é a falta de foco que faz com que extrapolemos na alimentação inadequada ou na “puladas” do treino.

Iremos iniciar nesse artigo e em próximos que seguirão dicas e exercícios neurais que nos manterão com o foco o em dia. E de quebra, todos sabem hoje da importância da neuróbica – vocês sabiam que assim como um músculo, o cérebro pode ser exercitado? Chamamos isso de neuróbica. Para prevenir doenças neurodegenerativas no futuro.

Porque não é só o “shape” que precisamos pensar, precisamos pensar na nossa saúde e bem-estar.

Para facilitar a cada artigo irei trabalhar por dicas. A ideia é que você vá se acostumando com a dica e incorporando-a no seu dia a dia, aos poucos.

Dica 1: Aprenda a usar o “Self-talk”

O monólogo interior realizado durante os treinos, de leves a intensos, ou durante a vontade incontrolável de comer o que não deve, tem uma poderosa influência no desempenho esportivo e na dieta. Um estudo recente publicado no Medicine & science in sports & exercise mostrou que o Self-talk positivo aumentava o tempo de execução de um exercício até a exaustão.

Os sinais neuroeletroquímicos envolvidos no processo são bem complexos, envolvem áreas cerebrais de recompensa (Via mesolímbica, não usarei muitos termos científicos aqui na minha coluna, embora eu seja cientista, mas a ideia é colocar alguns para vocês irem se familiarizando) e particularmente o sistema límbico; mas cabe ressaltar que essas áreas são estimuladas e assim estimulam os músculos com um aporte “extra” de força.

Ter um mantra ajuda no processo: tal como “estou bem”, “vou aguentar”, que quando repetidos em intervalos regulares suprirão o cérebro com mensagens que serão transferidas positivamente para todo o corpo. Esse treino de foco talvez seja a última gota de energia que você precisava nos seus treinos, ou ainda, a “cereja do bolo” para cravar um tempo na corrida e etc.

E na dieta como funciona? É aquela velha história de usar os mantras, que “bombam” nas redes sociais: “um minuto na boca, para sempre no culote”; crie o seu e mande para a gente!

Self-talk: Podemos traduzir como: fale consigo mesmo.

1 Comment

  • Bom dia!

    Adorei a matéria,queria saber se dão curso
    Como faço par ter ajuda?
    De como trabalhar meu celebro.

Leave a Reply