O almoço e jantar são refeições importantíssimas e devem ser completas com carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas, minerais e fibras.

Os carboidratos são alimentos energéticos ricos em vitaminas e minerais, e ao contrario do que muitos pensam é um vilão e sim indispensável para o organismo trabalhar normalmente, deve ser consumido em quantidades adequadas. Dê preferencia aos integrais sempre que puder!

. Fontes: Arroz, massas em geral, milho, batata, batata-doce, mandioca, farinhas, quinoa, aveia, etc

As proteínas tem papel importante na formação de músculos, ossos, cabelos, unhas e na produção de hormônios e enzimas. Procure preparar sempre grelhados, assados ou cozidos, evitando frituras.

. Fontes: Carnes em geral (vermelha e branca), ovos, queijos, etc.

As leguminosas são ricas em alguns aminoácidos, ferro e potássio.

. Fontes: Feijão, soja, lentilha grão de bico.

As Hortaliças são ricas em vitaminas, fibras e aumentam a sensação de saciedade. O ideal é consumir 3 tipos desse alimento na refeição; evitando usar temperos prontos e muito sal.

. Fontes: folhas como alface, rúcula e legumes como tomate e cenoura.

E a sobremesa? Escolha uma fruta para adoçar seu paladar após o almoço essa escolha torna sua vida muito mais saudável.

Dica: Não abuse do sal, se você gosta de comida mais temperadinha utilize ervas como orégano, alecrim, cheiro-verde, etc.

Para saber sobre porções corretas consulte um Nutricionista, ele irá montar um esquema alimentar de acordo com seus objetivos e necessidades.