Chia e seus benefícios

Originário do México e Colômbia, o grão da chia (Salvia hispânica L.), é fonte de proteínas, fibras dietéticas, ácidos graxos (ômega 3 e 6), vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina) e minerais (cálcio, fósforo, magnésio, zinco, potássio e cobre).

Benefícios da CHIA

  • AÇÃO ANTI-INFLAMATÓRIA: o grão fornece o ômega 3 (ácido linolênico), que tem a propriedade de combater a inflamação do organismo.
  • AJUDA A EMAGRECER: um dos motivos que fazem da chia uma grande aliada na perda de peso está na sensação de saciedade que a semente proporciona.
  • CONTROLA A DIABETES: Por conter alto teor de fibras, o que ajuda a melhorar a sensibilidade ao hormônio insulina, melhorando a glicemia após a refeição.
  • AÇÃO ANTIOXIDANTE: os antioxidantes, como o ácido cafeico, de sua composição, são responsáveis por auxiliar na desintoxicação do fígado, além de impedir a formação de radicais livres.
  • REDUÇÃO DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES: Em março de 2011, na revista Journal of Nutritional Biochemistry, pesquisadores concluíram que o grão de chia introduzido na alimentação dos animais analisados melhorou a sensibilidade à insulina, reduziu a gordura visceral, o que já é fator de proteção para doenças cardiovasculares.
  • FORTALECE A IMUNIDADE: por conter minerais como o selênio e zinco, que auxiliam o sistema imunológico, a chia é importante para reforçar as defesas, afastando de perto doenças como gripes, resfriados e processos infecciosos.
  • Ela pode ser consumida crua, triturada ou em forma de gel ou na forma de óleo. Junto com sucos, iogurte, frutas, etc
    Para consumir em gel: deixe uma colher de sopa da semente de molho em 60 ml de água durante aproximadamente 30 minutos.

    O ideal é consumir o gel assim que ele estiver formado, não sendo recomendado guardar a mistura para comer depois. Pode ser consumido em sucos, molhos, sopas, etc.

    Receita: Tapioca com chia

    Ingredientes:

    2 colheres (sopa) de farinha de tapioca (goma de mandioca hidratada)
    1 colher (sopa) de semente de chia
    2 colheres (sopa) de queijo cottage
    5 tomates cerejas
    Folhas de manjericão

    Modo de preparo:

    Incorpore a farinha de tapioca com a chia e coloque a mistura em uma frigideira bem quente. Deixe virar uma massa dourada e vire. Acrescente o queijo cottage, o tomate e o manjericão.

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