29 • setembro • 2016

Caravana dos Esportes e das Artes em Bauru

Em setembro aconteceu em Bauru a Caravana dos Esportes e das Artes com patrocínio da Mondelēz Brasil, que desenvolve o Programa Ação Saudável, pela promoção da saúde nutricional e prática de atividades físicas para crianças da rede pública, e que fui conferir de perto este trabalho tão importante que foca na alimentação e movimento do corpo.

Nos três dias, uma tenda do Ação Saudável foi montada na sede do Esporte Clube Noroeste, onde ocorreu o evento, e ofereceu ações de saúde preventiva, como medição de peso e altura de crianças e cálculo de IMC para adultos, além de oficinas de hortas suspensas para incentivar hábitos saudáveis. Os alunos das escolas públicas selecionadas participaram, ainda, de atividades esportivas e artísticas, promovidas pelo Instituto Esporte e Educação e pelo Instituto Mpumalanga, realizadores das Caravanas.

caravana1

Enquanto as crianças aprendiam e se divertiam nas Caravanas, uma equipe de educadores do Instituto Esporte & Educação e do Instituto Mpumalanga ministraram uma formação com as metodologias de Esporte Educacional e Arte para Educar a professores das escolas participantes do Programa Ação Saudável, e também oficinas para jovens da comunidade.

Durante a capacitação, os professores elaboraram um Plano Político Pedagógico (PPP), que foi entregue ao poder público municipal no encerramento do evento, e que detalha objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido nas escolas, inserindo o esporte no contexto de uma ferramenta educacional.

“Ficamos muito felizes por trazermos a Caravana pela primeira vez a Bauru, para engajar ainda mais a comunidade em ações que promovem educação e hábitos de vida saudáveis. Além das atividades que ocorrem na arena, com os alunos, o poder público será envolvido na construção de planos estratégicos e políticas públicas para sustentabilidade das ações promovidas ou realizadas na cidade”, diz Giselle Sigel, gerente de Envolvimento com a Comunidade da Mondelēz Brasil.

“O patrocínio da Mondelēz Brasil às Caravanas representa a união de parceiros em prol do desenvolvimento da criança e do adolescente, por meio da arte e do esporte com inclusão e da promoção de ações saudáveis e sustentáveis nas escolas”, afirma Adriana Saldanha, gestora do Instituto Mpumalanga e diretora geral da Caravana do Esporte e da Caravana das Artes. “Essas ações vão desde a ampliação das atividades esportivas e adoção das linguagens artísticas como ferramentas pedagógicas, até medidas preventivas de saúde e montagem de hortas, colocando a criança e o jovem no centro de uma educação voltada para a qualidade de vida, a alimentação saudável e o meio ambiente”.

O evento contarou com a presença da ex-jogadora de vôlei e medalhista olímpica Ana Moser, atualmente presidente do Instituto Esporte & Educação, um dos organizadores da Caravana dos Esportes e parceiro do Ação Saudável.

Programa Ação Saudável em Bauru

Idealizado em 2010, pela Mondelēz International Foundation e Mondelēz Brasil, o Ação Saudável é um programa de promoção de qualidade de vida baseado em três pilares: saúde e educação nutricional, incentivo à prática de atividades físicas e engajamento das comunidades. Desde o início, em 2010, o programa já atendeu no Estado de São Paulo 83.384 crianças, e capacitou 5.714 professores e 595 merendeiras.

Incentivar o plantio de hortas nas unidades públicas de ensino também faz parte do programa, que pretende estimular a alimentação saudável e o apoio pedagógico; desde o início da iniciativa já foram construídas 24 hortas em 50 escolas estaduais e municiais do fundamental I e II de Bauru, somando mais de 100 em todo o Estado. São atendidas pelo Programa Ação Saudável no município paulista 21.823 alunos e 986 professores.

A iniciativa já colhe frutos em Bauru. Este é o caso da Escola Estadual Carolina Lopes de Almeida, no Jardim Godoy. O Programa Ação Saudável ajudou a criar uma horta na unidade. Lá são cultivadas várias espécies vegetais, como alface, couve, berinjela, almeirão, cenoura, espinafre, manjericão. Os produtos colhidos incrementam a merenda dos alunos, que recebem capacitação para aprenderem a calcular gasto calórico e balanço energético dos alimentos, além de serem encorajados a optarem por alimentos mais saudáveis.

O Ação Saudável está em sua segunda fase no Estado. No final da primeira fase, em 2012, foi possível aferir uma melhora nutricional em 26% das crianças, com redução do número de crianças que estavam acima ou abaixo do peso ideal.

Eu adorei passar um dia neste projeto tão especial e importante para as crianças e para a comunidade. O esporte é fundamental no desenvolvimento. Ainda assisti a uma sessão de cinema da Disney para as crianças.



By Marina - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2017