Please assign a menu to the primary menu location under menu

Bolo de Chocolate Anti-TPM

Hoje trago para vocês uma receita que eu descobri há um tempo atrás no site da Ana Maria Braga e que eu adoro!!

É um bolo feito com grão de bico, sem farinha!!! Da receita original eu alterei somente a margarina e o açúcar, e para deixá-lo com menos calorias eu faço sem a cobertura. Ele fica muito saboroso e ninguém acredita que foi feito com grão de bico!!!

Sabia que o grão de bico possui uma substância chamada triptofano que aumenta a secreção de serotonina, causando a sensação de bem-estar e alegria? Aliado com o chocolate então…

Naqueles dias que que a vontade de comer um doce aperta muito ou que estou precisando de uma dose extra de “animação” eu corro fazer esse bolo, por isso aqui estou batizando a receita com esse nome..kkkk

É muito fácil de preparar e você pode inclusive fazê-lo com grão de bico em lata. Se for usar o enlatado lembre-se de ferver o grão de bico com água filtrada para retirar o sódio da conserva.

Ingredientes

2 xícaras de grão de bico cozido (390 g)
1 colher de sopa de manteiga clarificada (ou margarina light)
4 ovos
½ colher de chá de essência de baunilha
½ xícara chá de açúcar mascavo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
140 g de chocolate meio amargo (usei Callebaut Dark – 53,8% ) derretido em banho-maria

Confira o passo a passo:

Preparo

Coloque no liquidificador ou processador o grão de bico cozido, manteiga e os ovos, bata até formar uma mistura homogênea.

Adicione a baunilha, o açúcar mascavo, fermento em pó e o sal e bata mais um pouquinho até incorporar. Transfira a massa para uma recipiente adicione o chocolate meio amargo derretido, misturando delicadamente.

Coloque a mistura numa forma de bolo inglês (23 cm X 10 cm) de silicone (ou tradicional untada e polvilhada com cacau em pó) e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por uma hora.

Se o bolo não for consumido no dia, lembre-se de conservá-lo na geladeira e esquentar o pedaço por 30 segundos no micro-ondas.

Se a TPM estiver muito brava e você quiser incrementar o bolo, coloque um quadradinho de chocolate amargo em cima do pedaço antes de esquentar no micro, o chocolate derrete e fica uma cobertura deliciosa.

Para matar todas as minhas vontades eu coloquei também um morango fatiado para degustar com o meu pedaço de bolo, ficou simplesmente INCRÍVEL!

Teste essa receita depois nos contem no Instagram e no Facebook. Tenho certeza que você vai ADORAR!

Um grande beijo e até semana que vem.

The author: Carol Valdo

Olá! Sou a Carol, tenho 33 anos, sou psicóloga de formação mas trabalho com vendas na área de cosméticos. Me apaixonei pela Cozinha Fit depois de iniciar a minha reeducação alimentar, o que me ajudou a eliminar 18 kilos! Sempre postava meus pratos na internet e depois de muito os amigos insistirem criei a página Ideias Fit no Facebook que agora está virando Blog (www.ideias-fit.blogspot.com.br). Adoro testar e criar receitinhas fáceis, gostosas que ajudam a manter a forma sem sacrifício e quero compartilhar aqui no By Marina com vocês. Beijos
Leave a Reply