14 • junho • 2014

Biomassa de Banana Verde

A banana verde pode ajudar na redução de peso e do colesterol, além de controlar a quantidade de açúcar no sangue (glicemia). Ela é considerada um alimento funcional pois, quando cozida, apresenta alto conteúdo de amido resistente presente na polpa da fruta.

Rica em amido, a fruta também fornece energia para o organismo, regulando o intestino, ajudando na digestão, atuando na prevenção e tratamento de quadros como diarréia e constipação, além de prevenir o desenvolvimento de doenças como o câncer de intestino.

A banana ainda possui potássio, primordial no funcionamento celular, pois participa de todos os processos musculares do organismo, inclusive os do coração. Também previne a perda de cálcio, ajudando na prevenção de osteoporose. Outro nutriente da fruta é o fósforo, que integra a composição de ossos e dentes e participa da digestão dos carboidratos.

Já o magnésio encontrado na banana é responsável pela produção da energia celular e relaxamento muscular, sendo especialmente indicado para pessoas estressadas.

Receita de biomassa de banana verde

Foto: Instagram da Maite Bueno

. Tire as 10 bananas uma a uma do cacho, cuidando para que esse corte seja bem rente para que nenhuma parte interna sofra contaminação no momento do cozimento.

. Lave com água e sabão e enxague bem.

. Em uma panela de pressão coloque água até a metade, ligue o fogo e deixe essa água ferver.

. Quando estiver fervendo coloque as bananas.

. Tampe a panela, a água deve ser suficiente para deixar as bananas “cobertas”, e quando começar a ouvir o barulho da pressão, abaixe o fogo, conte 8 minutos e desligue. Deixe que a pressão toda saia naturalmente da panela, não acelere o processo, não abra a panela.

. Destampe a panela e descasque as bananas, cuidado, pois, estarão quentes. Mas terá que ser feito com elas ainda quentes para facilitar o processo.

. Coloque a polpa da fruta para bater no liquidificador (pode ser necessário um pouco de água quente).

Validade: 3 a 6 meses no congelador. Na geladeira o ideal é consumir em até 3 dias.

O ideal é consumir duas colheres de sopa por dia, antes do café da manhã ou antes de dormir. A pasta pode ser armazenada durante sete dias na geladeira, de preferência em um recipiente de vidro escuro.

Ela pode ser consumida pura, ou então, acrescentada a diversos tipos de receitas, como bolos, tortas salgadas ou misturadas a sucos de frutas.

Fonte: Personare | Roberto Bueno | Maite Bueno



  • Pingback: As frutas que ajudam na perda de peso | By Marina()

  • Stephanie Ferreira

    Olá Marina, acompanho o blog pelos feeds, e vim dar um dica para quem quer mexer com a biomassa de banana verde. Usem uma roupa velha rs
    Trabalhei com a biomassa na faculdade de gastronomia e a banana verde mancha bastante a roupa, meu uniforme não foi salvo até o momento 🙁
    Mas em compensação fizemos excelentes receitas, inclusive um pão vegano feito com a biomassa + vários grãos que ficou delicioso.
    Beeijos

  • cristina de paiva dos santos

    gostaria de saber qual banana pode fazer biomassa

    • Marina Iris

      Eu uso a Banana Prata.
      Beijos

By Marina - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2017