22 • junho • 2014

Benefícios do Aspargo

Desde que comecei a minha consultoria com o Coach Bueno, o aspargo está presente nas minhas refeições e fui em busca de conhecer seus benefícios, e descobri que são muitos!

O aspargo é um alimento que merece destaque na dieta, já que é pouco calórico, não possui colesterol, nem gorduras e é altamente nutritivo, trazendo vitaminas e fibras. Rico em vitamina A, B, C, cálcio, ferro, sais minerais e potássio, é considerado uma das melhores fontes de ácido fólico, conhecido por ajudar a prevenir câncer.

Mas um dos benefícios mais destacados é sua ação diurética, muito eficaz e tem sido historicamente usado para tratar inchaço, artrite, reumatismo, e retenção de água causada pela TPM.

Além disso, também atua em qualidade de laxante devido à abundante fibra contida neles.

Curiosidades:

. Em algumas pessoas (acontece comigo!), o consumo de aspargo provoca um odor característico na urina. Isso é causado pela degradação de certas substâncias sulforosas presentes no aspargo, e não traz consequências à saúde;
. A ponta é a parte com mais vitaminas;
. Aproveite a água de ferver dos espargos: é diurética e limpa os rins.

Como comprar

O aspargo fresco deve ter talos arredondados e firmes. Embora algumas variedades tenham talos menos grossos, esses não devem estar finos demais, isso significa que o aspargo está mais fibroso e mais duro. A base do aspargo deve estar firme, mas não dura demais, e as pontas não devem estar murchas.

Como conservar

Os aspargos frescos se deterioram com facilidade, perdendo boa parte de seus nutrientes e de seu sabor em dois ou três dias. Guarde na geladeira, em recipientes abertos.

O congelamento conserva os nutrientes e o sabor do aspargo, mas o processo deixa o legume mole demais.

Como Preparar

. Corte as partes mais claras e duras do aspargo, amarre-os suavemente em maços e coloque para cozinhar em uma panela estreita e alta. As pontas macias devem ficar fora da água, porém cobertas com papel alumínio fechando toda a boca da panela. Assim as pontas vão ser cozidas no vapor.

Este cozimento leva cerca de 5 a 9 minutos, dependendo da espessura dos aspargos.

Meu almoço! Eu retiro as partes brancas dos aspargos na hora que vou comer

Como sou uma negação na cozinha, eu preparo os meus aspargos no microondas: lavo bem os aspargos e os coloco no saquinho plástico próprio para microondas (vende no mercado, eles servem para microondas e freezer) e levo ao micro por 2 min. Eles ficam cozinhos e macios. Depois tempero com limão ou Mrs Dash (tempero que não possui conservantes, sódio, gordura).

Fonte: Nestlé, Gastronomia Hoje





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