03 • dezembro • 2013

Benefícios da Glutamina

Quem pratica exercícios físicos já devem ter ouvido falar sobre a Glutamina, que ajuda na resistência e manutenção muscular. Mas a glutamina não tem apenas esse beneficio e sim muitos outros.

Como sabem estou no último ano de nutrição e esse ano ouvi falar muito de glutamina não voltada apenas para nutrição esportiva e sim para ajuda na reabilitação de pacientes doentes.

Em situações como estresse, neoplasias, cirurgias, queimaduras, desnutrição, os níveis de glutamina no organismo diminuem em ate 50%, diminuindo a imunidade do nosso corpo e dando espaço a doenças oportunistas.

A glutamina é o aminoácido mais abundante do nosso plasma sanguíneo. E um aminoácido não essencial (produzido pelo próprio organismo). É essencial para o crescimento e diferenciação celular.

Os benefícios são:

– melhora a absorção de nutrientes
– melhora o funcionamento de cérebro
– melhora a recuperação de lesões e feridas
– aumenta a imunidade do nosso organismo (evitando resfriados chatos)
– diminui o catabolismo muscular
– estimula a síntese de hormônio de crescimento

Estudos demonstraram que uma dose de 5g de glutamina em 330ml de água, fornecido para corredores de média distância, maratonistas, ultramaratonistas e remadores, logo após treinamento intenso ou competição foi suficiente para diminuir a incidência de infecções respiratórias nos sete dias após o exercício.

O ideal e procurar uma nutricionista ou médico para a indicação, levando em conta as necessidades individuais, os hábitos alimentares e atividade física.





Marina Iris - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2018