21 • agosto • 2014

Aprendendo a FOCAR com a ajuda de nosso cérebro – Dica 2

E lá vamos nós a dica número 2 do nosso treino de FOCO. Essa se chama “Do five more”, ou seja, “Faça mais 5”! O grande Daniel Goleman prega isso no seu livro: “The Hidden Driver Of Excellence”, em Português chama-se “Foco”, para quem não conhece o autor ele é PhD, é psicólogo formado pela Universidade de Harvard.

Ele nessa técnica descreve que os atletas de elite sempre tem um respaldo psíquico para aguentar uns 5 minutos a mais, essa circuitária emocional gera no cérebro um mecanismo que os deixa mais fortes emocionalmente, e ativa o centro de recompensa do cérebro. O importante deste trabalho é trabalharmos o nosso QE – Quociente Emocional.

Minha dica é ir colocando isso no dia a dia, adicionando 5 segundos a mais na esteira, até você atingir o “seu” 5 minutos!

Isso é pessoal, o número é só exemplificação da ideia que se quer passar. Concentrar os esforços para que você possa terminar seus treinos e dizer: aguentaria 5 minutos a mais. Tem que sair sempre do treino com esse respaldo mental, para ir construindo gradativamente seu foco.

Serve tanto na atividade física, quanto na reeducação alimentar, porque vc pode ir pensando em reduzir os vilãos da sua dieta aos poucos, para você e o seu cérebro irem se acostumando, essa é a tônica do aprendizado! Percebo muito atletas de fisiculturismo usando isso na última série da musculação, fazendo cinco repetições a mais!

Mas, não se esqueçam você deve fazer seu “cinco a mais” no seu ritmo! Ok?! O nosso cérebro tem três mecanismos de FOCO:

. O primeiro tipo é o foco em nós mesmos.

. O segundo é o foco nas pessoas que convivem conosco.

. O terceiro foco é o foco no mundo a nossa volta.

Agora FOCO na sua meta. E uma reflexão para discutirmos: Algumas tecnologias têm o poder de nos deixar muito focados, mas não de uma boa maneira. Como podemos usar a tecnologia a nosso favor?



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