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Aprecie sua alimentação: devagar e conscientemente

Se alimentar devagar e conscientemente parece um ato involuntário, mas nem sempre é assim. Você já parou para observar quanto tempo leva para comer?

salada

Devido à correria do dia a dia é muito comum se alimentar com muitos estímulos ao redor, se alimentar olhando para o computador, respondendo mensagens, atendendo telefonemas, conversando, assistindo televisão e com todos esses estímulos vem à distração.

Há razões benéficas para se alimentar devagar e conscientemente, tais benefícios ajudarão no processo de emagrecimento. São eles:

1. Se alimente devagar, quando você come devagar seu cérebro tem tempo para registrar que você está satisfeito.

2. Se alimentando devagar e conscientemente você consegue apreciar cada porção de comida não excedendo a quantidade.

Para conseguir desacelerar e sair do ato automático e involuntário é necessário modificar o ambiente, isso ajudará a ter consciência do que está comendo. Faça refeições em lugares calmos e sem estímulos, quanto menos estresse sentir, mais será capaz de prestar atenção no que está comendo. Foque em sua alimentação, sinta o sabor de cada porção, se possível desligue ou silencie o celular para que possa se alimentar sem a ansiedade de responder a mensagem que recebeu durante a refeição.

No início até que se torne um hábito é melhor diminuir as distrações enquanto se alimenta, mas em algum momento terá que aprender a habilidade de comer conscientemente mesmo se estiver distraído.

Dicas:


. Ao se alimentar fique atento à sensação de fome e saciedade.

. Torne seus objetivos em contato visual, escreva-o em lembretes autocolantes e coloque em locais estratégicos.

. Ao final do dia pontue os seus ganhos e objetivos alcançados.

. Elogie-se, veja que está no caminho certo e em constante movimento para alcançar suas metas.

As pessoas que lutam para emagrecer costumam ser bastante duras consigo mesmas, tornando-se autocríticas no momento em que não conseguem seguir suas metas e saem da dieta, se você acha que é muito autocrítico quando comete um erro, isso pode minar sua autoconfiança, comece a se elogiar e valorizar o seu esforço dia a dia a cada refeição, essa atitude é muito importante para que você possa tomar consciência da sua mudança de vida e se estimular a continuar no caminho.

The author: Aline Mendes

Sou Psicóloga Clínica, trabalho com a abordagem cognitivo comportamental, atendo crianças, adolescentes e adultos. Contato: (14) 99632-6850
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