29 • abril • 2015

Açúcar de coco

O açúcar de coco ganhou espaço no mundo fitness, pois substitui o açúcar refinado e os edulcorantes artificiais nas receitas e ainda soma inúmeros benefícios para a nossa saúde, além do sabor delicioso.

O açúcar de coco é obtido das flores da palma de coco. O néctar dessas flores é retirado e aquecido resultando em um caramelo espesso. Após o resfriamento, é triturado em pequenos cristais.

Por não passar pelo processo industrial de refinamento é um açúcar rico em vitaminas (B1, B2, B3e B6) e mineiras (potássio, magnésio, ferro e zinco).

O maior atrativo do açúcar de coco é seu baixo índice glicêmico (IG = 35), ou seja, libera energia de forma lenta para o nosso organismo, sem causar os temidos picos de insulina. Por isso é um alimento que pode beneficiar tanto àqueles que buscam melhorar sua aparência estética quanto os portadores de diabetes tipo 2.

De acordo com o Departamento de Agricultura das Filipinas, o açúcar de coco contém uma fibra chamada inulina (a mesma encontrada na biomassa de banana verde), sendo ela a responsável pelo baixo índice glicêmico desse açúcar.

Além das vitaminas e minerais ctados acima, o açúcar de coco também possui ácidos graxos de cadeia curta, polifenóis e antioxidantes.

Mas muita calma! Isso não quer dizer que você vai adoçar tudo com açúcar de coco. O estudo de maior divulgação e conhecimento é do Departamento de Agricultura Fipilino, não por acaso, o maior produtor de açúcar de coco. Como sabemos, existem financiamentos por parte das indústrias para que o efeito “positivo” de seu produto seja acentuado.

É necessário novos estudos pra poder compravar a real eficácia desse alimento. Pela baixa disponibilidade de dados, meu conselho é que usem esse açúcar com moderação; mesmo porque ele é tão calórico quando o açúcar de cana refinado.

Como prometido, segue uma receita de substituto de açúcar com propriedades funcionais. Fica uma delícia pra adoçar cafés, incluir em receitas de panquecas, comer com abacates, iogurte, etc.

Anote os ingredientes:

• 200g de açúcar de coco
• 2 colheres (sopa cheia) de gengibre em pó (se não gostar, pode diminuir a quantidade);
• 2 colheres (sopa) de canela;
• 1 colher (sobremesa) de cardamomo em pó;
• 5 cravos inteiros.

Misture todos os ingredientes e coloque num açúcareiro. Use com sabedoria!

Lia Raquel Manfredi
Nutricionista
CRN3 – 33030





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