A Escolha é Sua

Já parou pra pensar na importância que o trabalho tem ganhado na vida das pessoas nos últimos tempos? E na importância de trabalhar com aquilo que se gosta?

Trabalhar fazendo o que se gosta é fundamental. As mulheres, por exemplo, vem deixando de cuidar apenas do lar e dos filhos e ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho, sendo que algumas fazem por necessidade de auxiliar na renda familiar, e outras simplesmente para ter uma vida para si. Isso porque a profissão é algo muito particular, e traz muitos benefícios, ate mesmo para a autoestima da mulher.

Um exemplo básico, para ilustrar o que quero dizer: todo mundo já foi mal atendido em algum estabelecimento; e a causa mais provável dessa falta de cordialidade é o fato de aquele atendente odiar aquele trabalho e estar ali somente por obrigação, enquanto na verdade, ele gostaria de estar trabalhando num escritório fechado com pouquíssimo contato com outras pessoas.

1

Hoje em dia, muita gente tem poucas opções e precisa trabalhar em qualquer lugar para conseguir se sustentar. Acontece, que quando você investe uma parte do seu tempo se qualificando, seja fazendo curso de idiomas, faculdade, cursos técnicos e profissionalizantes, entre outras vertentes da educação, sem dúvidas você estará um passo a frente: mais capacitada para escolher o que quer fazer e onde quer trabalhar. Você pode investir dinheiro em educação, mas você também consegue isso sem gastar quase nada (assunto para outro post).

Embora a pressão seja muito grande na hora de fazer uma escolha como essa, a decisão deve partir sempre de você e de mais ninguém. E para tomar essa decisão da forma correta, você precisa se conhecer. Ninguém pode saber melhor do que você, o que combina mais com a sua personalidade e com as suas habilidades (nem mesmo os psicólogos que fazem aqueles testes para Orientação Vocacional; o trabalho deles é ajudar a pessoa a se conhecer para tomar a melhor decisão).

Mas não dá pra simplesmente sair por ai fazendo qualquer curso. Tenha objetivos. Primeiro você tem que se conhecer e depois saber o que fazer para ser feliz no trabalho.

Seguem algumas dicas para fazer uma escolha consciente:

1. Coloque todas as suas opções num papel: é mais fácil tomar uma decisão tão importante quando você tem todos os dados reunidos.

2. Pense em como você é: gosta de contato direto e constante com muitas pessoas? É convincente? É boa de argumentação? Gosta de por a mão na massa? Gosta de trabalhar em ambiente fechado ou ao ar livre? TUDO É IMPORTANTE NESSE MOMENTO.

3. Analise e elimine aquilo que você odeia fazer: parece óbvio, mas isso é uma forma de saber para onde não ir, o que é muito importante nesse momento.

4. Pesquise sobre aquilo que te interessa: a internet está aí, livre e aberta para que você tenha informações sobre milhares de profissões. Converse com pessoas que estejam trabalhando em suas áreas de interesse e também professores de cursos que você queira fazer.

5. Pense nas possiblidades: muitas profissões tem varias facetas. Por exemplo: quem faz faculdade de pedagogia, além de trabalhar em escolas como professoras, também pode trabalhar em empresas, na área de Recursos Humanos. São coisas que você precisa saber antes de escolher.

Espero que através destas dicas vocês consigam fazer boas escolhas e se realizem fazendo o que amam. Acordar feliz todos os dias para ir trabalhar é um ótimo presente que você pode se dar!

E vocês, o que acham que trabalhar com prazer a alegria?

“Escolha um trabalho que você ame e não terá que trabalhar um dia em sua vida.”
– Confúcio

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *