30 nov 10

Consumo consciente

Oi todo mundo!!! Em meu primeiro post para o By Marina (oba!) eu queria falar com todos vocês sobre Consumo Consciente. Mas, Dan? O que é isso? Bom, igual ao Jack, rsrs, vamos por partes!

O que é Consumo? E qual a diferença entre Consumo e Consumismo? Bom consumo vem do ato de consumir, ou seja, comer, beber, usar, gastar, comprar!!! E por aí vai. Consumismo vem dom ato de fazer tudo isso em exagero, em demasia.

O que é consumo consciente?

Consumir conscientemente é quando você consome apenas o que consome. Hum?!?!?
Isso mesmo… consumir apenas o que pode dar conta de consumir. Quantas vezes você comprou um batom, uma bolsa, uma roupa, um equipamento eletrônico só por querer se sentir bem e para que os outros pudessem notar algo diferente em você?

Eu queria que todos realmente dessem uma pausa, agora nesse exato momento e refletissem na frase seguinte: Você realmente dá conta de usar tudo o que tem no seu quarto? No seu guarda-roupas? Na sua bolsa ou mochila quem sabe?


Tá bom não vou dizer que sou a santa-do-pau-oco, não!! Sim eu compro coisas novas, mas queria dizer a vocês que quando realmente me dei conta de que os recursos do planeta estão acabando e também de quantas pessoas vivem no mundo com muito menos de um terço do bens materiais que eu tenho no meu quarto… puxa! Senti-me um lixo!!

Hoje, sim, eu compro uma coisinha por mês… Isso mesmo!! No fim do mês quando sai o pagamento, eu realmente penso no que quero, e principalmente, no que preciso comprar. Então faço uma listinha!
De tudo o que estava na listinha eu escolhi um pó compacto novo, porque o meu estava acabando. E quando eu digo acabando é acabando messssmo, olhem só!

Evite o Desperdício! Quando comprarem coisas novas, não saiam por aí como lobos famintos, gastando o seu rico dinheirinho! Pensem antes, pesquisem preços, vejam a qualidade, se vocês vão consumir mesmo o produto, etc, e daí sim saiam às compras, claro, ninguém é de ferro!
Se vocês tiverem um tempinho vejam esse vídeo no Youtube, da Annie Leonard. São 7 partes mas cada um deles é rapidinho, vale a pensa ver como são as coisas…

Dicas:

1. Quando sair às compras, para não cair em tentação, faça uma lista com as coisas que vai comprar;
Quando comprar uma roupa nova, reveja no seu guarda-roupas, o que não serve mais para você e doe! Faz bem para você e para quem recebe a doação!

2. Dê uma olhada nos seus cosméticos e produtos de higiene e limpeza. Eu sei às vezes compramos alguma coisa e não gostamos muito, não é mesmo, mas não jogue fora, tem sempre um amigo, ou amiga que queria experimentar justo aquele xampu novo e não comprou ainda… vai que ele ou ela também não ia gostar… menos um produto jogado fora!

3. E quando comprar um produto de higiene, como xampus e condicionadores, cremes etc, use-os até o fim e não caia na tentação de comprar outro antes daquele terminar!

Bem… era isso! Espero que vocês tenham gostado e o principal, colocado a mão na consciência hein! Afinal ser consciente, hoje, é o que está na moda!

Bjokas!
By Dan.

em: Outros

Autor: Colaboradora

Veja mais posts de Colaboradora

Deixe seu comentário!

* Obrigatório

9 Comentários no post "Consumo consciente"
Paty
postado em: 01-01-2011 # 22:25

Muito legal o seu post Daniela! Adorei a nova coluna do by marina!
É super importante incentivar as pessoas a viverem de forma mais agradável com o meio ambiente!!

Parabéns!

responder?

AnaG.
postado em: 04-12-2010 # 00:36

Parabéns pela iniciativa! Já passou da hora dos blogs começarem a levantar essas questões. Apesar de adorar os blogs de beleza e estilo, sinto que há um incentivo ao consumismo desenfreado. Isso é preocupante. Bjs

responder?

postado em: 02-12-2010 # 23:30

Consumo conciente http://migre.me/2FfVC

postado em: 01-12-2010 # 14:15

RT @marinairis: Consumo consciente #byMarina http://bit.ly/gDJGDD

Mel
postado em: 01-12-2010 # 01:39

Amei a matéria da Dani!! Simples e objetiva!!
Bjus e mais bjus Mel (Drogal)

responder?

postado em: 30-11-2010 # 22:01

Assistindo excelente video RT @marinairis: Novo post: Consumo consciente #byMarina http://bit.ly/gDJGDD

Carol
postado em: 30-11-2010 # 23:31

Óh! Parabéns pelo assunto abordado…
Assiste esse vídeo em um treinamento que fiz.. gostei tanto que coloquei no orkut hahaha..
É uma coisa tão importante falar sobre isso e, às vezes parece tão distante da nossa realidade..
Muito difícil ver atitudes responsáveis hj em dia, apesar de tudo que acontece por aqui, nesse mundo…

responder?

postado em: 30-11-2010 # 20:38

Adorei o tema e a iniciativa.
E em pensar nas varias Becky Bloom que existem por ai. Eu ja fui uma delas e me dei super mal com o banco, levei um ano pra recuperar. As vezes dou uma escorregada, mas paro, penso e respiro. Acho que todos deviam pensar nisso tb, ate pra nao se dar mal depois.

Bjs e Parabéns!

responder?

Em dezembro 1st, 2010 às 10:11 Daniela responde:

Obrigada meninas, aguardem vai ter mais desses!! bjokas

responder?